O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, de 23 a 29 de abril, uma operação municipalizada de fiscalização na Área de Interesse Ecológico (AIRE) Serra do Orobó, localizada entre os municípios de Ruy Barbosa e Itaberaba. O objetivo foi de atender às demandas pré-existentes relacionadas ao território, principalmente em questões ambientais de irregularidades de água nos riachos do Ouro e da Prata, que são afluentes do Rio Paraguaçu.
Foram realizadas ainda ações de educação ambiental por parte do Inema e dos municípios, envolvendo grupos comunitários, sindicatos, associações, brigadistas, centros religiosos, professores e estudantes. A Operação teve o apoio da Companhia Independente de Policiamento de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis, servidores do Inema, da Unidade Regional Sudoeste e Portal do Sertão, e colaboradores da prefeitura de Ruy Barbosa.
A operação resultou na vistoria de 44 propriedades rurais, seis madeireiras/serrarias; sendo resgatados 107 animais silvestres, entre periquitos, papa capim, coleirinha, estevão, pássaro preto e outros, que foram destinados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). Foram aplicadas 33 notificações, objetivando regularização de Outorga, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e mais 02 autos de apreensão de madeira nativa do bioma Caatinga, além da celebração de um termo de doação destas madeiras apreendidas destinada ao município.
“A ação conseguiu dar andamento para a resolução de alguns conflitos na região, especialmente aqueles relacionados ao uso irregular da água que vem da serra do Orobó e atinge os riachos do Ouro e da Prata. A próxima fase da operação municipalizada compreenderá na prestação de contas à sociedade, com o objetivo de promover transparência nas ações e permitir que a comunidade e o Conselho Gestor da Unidade de Conservação acompanhem os processos em conjunto com o Inema”, disse Fabíola Cotrim, coordenadora de Fiscalização do Inema.
A operação de fiscalização contou com três equipes em campo. Uma na zona urbana, atendendo toda parte de abastecimento, saneamento básico e resíduos sólidos; e mais duas equipes rurais, sendo uma com toda a parte de captação de água, supressão de vegetação, queimadas e CEFIR e a outra equipe com todos os processos do Inema, sobre supressão de vegetação e animais silvestres (fauna), além de vistorias em fazendas e serrarias/madereiras.
Fonte: Ascom/Inema