Turismo Turismo
Cinco destinos para aproveitar o frio no Nordeste
Estados como Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí proporcionam experiências em serras, cachoeiras e festivais temáticos; veja os melhores lugares para ...
03/05/2023 18h16
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Ministério do Turismo
Morro Pai Inácio na Chapada Diamantina/BA. Crédito: Arquivo MTur

No Nordeste também faz frio. Oficialmente o inverno ainda não chegou, mas as temperaturas já começam a baixar em algumas cidades. Pensando nisso, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma lista com destinos imperdíveis para aproveitar essa época do ano. Prepare sua mala, o seu agasalho e venha viajar com a gente.

VITÓRIA DA CONQUISTA– Existem lugares surpreendentes pela Bahia que não podem ficar de fora do seu roteiro. Apesar de ser muito conhecida pelas belas praias, o estado possui diversas opções para essa época longe do litoral. Um exemplo disso é a cidade de Vitória da Conquista, que está localizada a aproximadamente 503 km de Salvador e é muito conhecida por apresentar roteiros no segmento rural, vinhos famosos e uma culinária especial.

Na cidade, é possível conhecer a Reserva Florestal do Poço Escuro, o Memorial Governador Régis Pacheco, a Praça Tancredo Neves, a Catedral Nossa Senhora das Vitórias e o Monumento ao Príncipe Maximiliano. Durante essa época, acontece o famoso festival de inverno da Bahia, que celebra o clima com muita música, cultura e diversão. Não deixe de conhecer o Cristo Crucificado, na Serra do Periperi, um famoso símbolo religioso conhecido pela estrutura.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

DIAMANTINA- Com certeza você já ouviu falar dos famosos parques nacionais do Brasil, e o Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) é um deles. O local oferece roteiros exclusivos com muita adrenalina em rafting (esporte radical praticado na água) ou escalada em cânions. O turista ainda pode desfrutar de uma caminhada tranquila em uma das trilhas disponíveis.

Dentro do parque é possível acessar uma mina de ouro que carrega paisagens deslumbrantes e ter, ainda, uma experiência incrível em meio a natureza. Compondo um dos principais destinos do Parque Nacional, com uma beleza indescritível, a Cachoeira dos Funis, Cachoeira do Buracão, o Cânion das Sete Quedas e o passeio para o Poço Azul/Poço Encantado são locais muito apreciados pelos turistas que visitam a cidade.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

GUARAMIRANGA– Para quem deseja conhecer o sertão cearense, Guaramiranga – a Suíça cearense, proporciona temperaturas e atrativos perfeitos para essa época, aproveitando um sertão mais ameno. O Pico Alto é um grande atrativo e possui mil metros de altitude e, no mirante, é possível ver boa parte do Maciço de Baturité.

Além disso, o Parque das Trilhas é uma ótima opção para quem procura por diversão. Na região existem trilhas bem tranquilas que passam por piscinas de pedra e plantações de café. A cidade também oferece opções com atrativos culturais, onde o turista pode visitar o Mosteiro dos Jesuítas, local que tem um pôr do sol magnífico e proporciona uma viagem pelas construções antigas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

GRAVATÁ– Viajando para o topo da Serra das Russas, em Gravatá (PE), a temperatura média gira em torno dos 22 graus. Durante esse período, a região oferece pratos como fondues e massas regadas a bons vinhos. Além disso, é possível praticar trekking (atividade física e aeróbica que pode ser realizada como uma forma de lazer ou de competição) ao redor de belíssimas cachoeiras. Também é possível realizar passeios por meio de cavalgadas que levam até as cascatas, piscinas naturais, vales e construções históricas.

O festejo de São João começa a aparecer na cidade e esquenta os turistas com muita comida típica e danças culturais, afinal, nessa época ninguém fica parado. 

PEDRO II– Estado conhecido pelas altas temperaturas, o Piauí também envolve roteiros com opções para o frio. Situado a aproximadamente 200 km de Teresina, o município de Pedro II possui quase 600 metros de altitude acima do mar, com temperaturas amenas e várias opções turísticas, incluindo esportes radicais.

Na região existem mais de 200 painéis de sítios arqueológicos catalogados, sendo alguns deles: Serra do Quinto, Buriti Grande dos Aquiles com gravuras de animais, homens e desenhos abstratos carregados de muita história. A cidade é famosa pela extração de pedras de opala e produção de joias. Por lá, também são encontrados atrativos turísticos como o Mirante do Gritador, as cachoeiras do Urubu Rei e do Salto Liso, o Museu da Roça e o Festival de Inverno que traz muita música, arte e gastronomia.

 

Por Vitória Moura
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo