Na última semana, foi realizada a análise situacional do município de Ponte Serrada, na região Oeste. O município, junto com outras 60 cidades, integra a Agenda de Desenvolvimento Territorial (DEL), uma iniciativa do Governo do Estado e da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Ponte Serrada faz parte da segunda fase do Programa, que na região, contempla outros 14 municípios. Para realizar a análise situacional, foram entrevistadas cerca de 20 pessoas que responderam perguntas sobre diversas áreas, como educação, saúde e economia.
Participaram da análise, representantes de diferentes grupos como setor público, setor privado, sociedade organizada e pessoas físicas. O objetivo deste documento é apresentar os pontos fortes e fracos do município, além das oportunidades e ameaças.
Nesse processo, uma das oportunidades que foi identificada em Ponte Serrada é o investimento em turismo, já que o município conta com diversas atrações e belezas naturais. Um exemplo é a Cachoeira do Vicenzi, que possui 74 metros e é considerada uma das maiores altitudes da região.
A próxima etapa do DEL, após a apresentação da análise situacional, é a criação dos conselhos municipais de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Depois, a criação das câmaras técnicas dentro dos conselhos municipais.