Trabalhadoras do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav) participaram, ontem (26) de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) sobre a atendimento as pessoas LGBTPQIA+. A formação, ocorrida no auditório do Crav, teve a realização conjunta das coordenações de Mulheres e de Políticas de Promoção da Cidadania e Direitos de LGBT da secretaria.
As profissionais que atuam no Crav receberam orientações de como lidar com as questões ligadas à sexualidade, orientação e identidade de gênero. “Nós também atendemos a este público no Crav e por conta disso, buscamos por meio desta formação oferecer o melhor atendimento durante o acolhimento”, explicou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Dayana Evelinne Andrade.
Segundo o coordenador de Políticas LGBT, José Mário Barbosa, a capacitação é parte das ações programadas pela coordenação, com vistas a qualificar o atendimento ao público LGBTPQIA+. “Nós entendemos que quanto mais falarmos e explicarmos, mais seremos compreendidos enquanto pessoas de direitos. Estes espaços são ótimos para informar, mas também para tirar dúvidas quanto ao uso correto de nomenclaturas, dos diferentes gêneros e também sobre sexualidade”, explicou José Mario.
Para a psicóloga do Crav, Celena Varanese Neri, a capacitação foi excelente e oportuna para garantir um atendimento respeitoso a esta população. “Acredito que o serviço público não deva ser lugar de descriminação, mas de acolhimento, por isso precisamos dessa instrumentalização para melhor atendimento a este público”, declarou Celena.