O secretário Michael Farias, e a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Karine Barros, se reuniram ontem (26) com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), quando apresentaram as ações e programas desenvolvidos pela secretaria no combate à insegurança alimentar e ouviram as demandas do órgão.
O secretário destacou a necessidade de estar junto ao conselho pensando em alternativas para combater o problema, que no contexto da pandemia foi agravado. “Estamos trabalhando junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, onde vem sendo desenvolvida uma série de ações de apoio técnico aos produtores das hortas comunitárias de Vitória da Conquista. É preciso contribuir para um plantio maior e melhor para que possamos combater a insegurança alimentar”, afirmou o secretário.
Michael Farias e Karine Barros apresentaram o trabalho desenvolvido nas hortas comunitárias de Vitória da Conquista ao Comsea. Segundo o secretário, as hortas são mantidas majoritariamente por mulheres, que além de alimentarem suas famílias, tiram delas uma fonte de renda. “É por isso que precisamos trabalhar e convergir as nossas ações para garantir cidadania a essas pessoas”, disse Michael, sobre o trabalho da secretaria junto ao conselho.
Gilvan Souza, presidente do Comes, concordou e ressaltou a necessidade de reforçar as políticas de combate à insegurança alimentar. “Contamos com a secretaria para potencializar as ações que possibilitem que as pessoas se desenvolvam transformando a realidade em que elas vivem. Precisamos trabalhar juntos, para que a população tenha condições cada vez melhores”, concluiu o presidente.