O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta quinta-feira, 27, a assinatura do Termo de Cessão de Uso de Equipamentos, e a entrega dos equipamentos destinados à estrutura do Processo de Produção de Apicultura do Tocantins.
O gestor da Setas, Jonis Calaça, destacou a importância dos equipamentos para fomentar a apicultura no estado. “São equipamentos que já estavam para serem entregues e, por orientação do governador Wanderlei Barbosa, conseguimos destravar esses processos, por meio de convênio federal, e estamos atendendo sete associações em sete municípios tocantinenses”, ressaltou.
Entre os equipamentos entregues estão centrífugas extratoras de mel, decantador de mel em aço inoxidável, tanque decantador de mel, mesa de escoar mel, tambor de 30 litros, macacão de apicultura, fumegador, formão, garfo desoperculador, tambores, cera, refratômetro, potes de vidro e embalagens plásticas.
“Os equipamentos são essenciais para a federação e as associações, já que todas as associações precisam desses equipamentos e nem todas possuem”, informou o presidente da Associação de Apicultores de Palmas, José Carlos Barbosa da Silva.
Estão sendo atendidas a Associação Comunitária dos Quilombos de Barra do Aroeira deSanta TerezadoTocantins; a Associação de Apicultores e produtores de Polpas de Frutas de Nova Olinda; a Associação de Criadores de Abelhas de Palmas; a Associação dos Fruticultores, Horticultores, Apicultores e Meliponicultores de Araguacema; a Associação dosApicultoresdeColinasdo Tocantins e Região; a Associação Apicultura de Araguaçu; e a Associação deApicultoresdeBarrolândia.
A secretária executiva da Setas, Terezinha Andrade, disse que os equipamentos são um anseio das associações por possibilitarem melhor condição, suporte e estrutura para a expansão da produção e ressalta a importância dos mesmos na qualidade técnica do produto, já que as associações só podem acessar determinados selos de qualidade fazendo utilização desses equipamentos.
O presidente da Associação de Apicultores de Nova Olinda (Aapino), Charles Dias, disse que os equipamentos “são importantes, tendo em vista que estamos chegando ao período da safra do mel e eles irão contribuir para que tenhamos um produto de melhor qualidade. Utilizaremos os equipamentos também para a capacitação de novos apicultores”.