Através da parceria com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude promoveram na terça-feira, dia 25 de abril, na sede do Instituto Mirim, a Oficina “Projeto de Vida”, um dos braços do programa “Movimenta Juventude”, da Subsecretaria.
Com a metodologia do Sebrae – MS, o curso atendeu 70 mirins com idades entre 16 e 17 anos.
“Esta oficina é voltada para o planejamento do futuro, como criar metas, prioridades e se organizar tanto na questão de cursos profissionais como no empreendedorismo”, explica a coordenadora do projeto Movimenta Juventude, Marineuza Nascimento.
Segundo a coordenadora, o curso enfatiza questões que hoje já são trabalhadas dentro da grade curricular dos adolescentes. “A oficina vem pontuar a organização, a importância de se preparar e criar disciplina para construir o futuro”, completa.
Para o coordenador municipal da Juventude, Lucas Basílio, o impacto da oficina foi muito positivo. “O aprendizado trazido mudou a forma deles pensarem o futuro, como podem se preparar, se organizar. No início, eles tiveram um pouco de dificuldade em colocar os sonhos no papel, mas quando foram apresentar suas metas, estavam abertos e compartilharam muito bem”, ressaltou Lucas.
A Subsecretaria em parceria com a Coordenadoria de Bataguassu volta à região nos próximos meses para atender a população dos assentamentos. “Para nós é muito importante este contato com a Subsecretaria para sempre estarmos trazendo cursos na área do empreendedorismo para o município”, acrescenta o coordenador.
Estiveram presentes na atividade, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, João Carlos Kotai e a coordenadora do Instituto Mirim de Bataguassu (IMB), Elizete Duarte Oliveira.
Movimenta Juventude
A oficina “Projeto de Vida” faz parte do projeto Movimenta Juventude, (Empreender é Tudo), que busca para interligar o jovem do campo com o da cidade, desenvolvendo um trabalho mútuo com o segmento do hortifrúti e comércio local, fomentando assim o empreendedorismo, geração de trabalho e renda.
A ação é feita pela Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude em todo o Estado com parceiros como Sebrae, Senar e Agraer. Podem ser levados até os 79 municípios do Estado os cursos de empreendedorismo, marketing digital, oficina laboratório de ideias e relações humanas.