Na manhã desta quinta-feira (27/4), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, acompanhado do secretário da saúde, Elias Natan, e do vereador Jamelão, participou de uma reunião com a Coordenação de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde (MS) para tratar da retomada do incentivo financeiro federal para duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).
“A gestão foi qualificando o trabalho do SAMU, entregando a nova sede em 2019 e locando ambulâncias para ampliar a frota, e para isso, precisamos do apoio do custeio, para que a gente continue ampliando o serviço para a população”. afirmou o prefeito, ao pontuar que, atualmente, a prefeitura mantém com recursos próprios as cinco ambulâncias para o serviço de urgência e emergência do SAMU, que representam um investimento mensal de R$ 94 mil.
Para Munik Pereira, Consultora Técnica do Serviço de Urgência e Emergência, é essencial essa parceria com a União para que o Samu funcione de maneira plena para a população. “Nós já recebemos a proposta e vamos avaliar para que a liberação seja feita, Camaçari é uma das maiores cidade da Bahia, tem uma população grande e precisa deste serviço de urgência e emergência”, afirmou.
O titular da Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, Elias Natan, reforçou a necessidade de apoio financeiro tanto da União quanto do Governo do Estado. “Nosso objetivo é ampliar o nosso serviço para a população. Além da habilitação de duas ambulâncias, também estamos pleiteando a renovação da frota, bem como a busca de aquisição por emenda parlamentar”, afirmou.