Assistência Social Bahia
Corra pro Abraço avança na atuação durante a Micareta de Feira
A equipe tem caráter multidisciplinar, contando com educadores físico e jurídico, assistente social, psicólogo, arte-educador e redutor de danos.    
22/04/2023 16h05
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Bahia
Foto: Jonas Santos/ Seades

O Programa Corra pro Abraço, vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), atuou nesta sexta-feira (21) ao longo do circuito Maneca Ferreira e ruas do entorno, em mais um dia da Micareta de Feira. Voltadas à redução de danos e atenção aos grupos em situação de vulnerabilidade, as ações garantiram a distribuição de água, preservativos, kits de higiene, orientações e materiais informativos, totalizando 150 atendimentos. 

O programa também está presente no fixo instalado Plantão Integrado dos Direitos Humanos, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, centro da cidade, através de parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). A equipe tem caráter multidisciplinar, contando com educadores físico e jurídico, assistente social, psicólogo, arte-educador e redutor de danos.    

“Atuamos junto à juventude, também com a população em situação de rua e outros grupos vulneráveis que sofrem a consequência do racismo e de outras violências. A ideia é respeitar o território, chegando com profissionais que possuem expertise na política sobre drogas e fazendo os encaminhamentos para a rede de serviços públicos disponíveis e necessários”, pontuou a diretora da Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad) da Seades. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Atuando como redutor de danos desde 2017, o sociólogo Marcelo Arouca destacou o retorno do Corra pro Abraço à Feira de Santana. “Temos acompanhado o aumento expressivo de pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa pode chegar a este público com uma perspectiva de reconstrução da vida. São pessoas estigmatizadas pela sociedade e que perderam direitos, ficando expostas a muitos riscos”, ressaltou o profissional, informando que “o balanço da sexta-feira foi muito positivo pela atuação, diálogo e distribuição de insumos para higiene e redução de danos”.

Fonte: Ascom/Seades

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0