Esportes Bahia
1ª etapa do Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem acontece domingo (23), em Ubatã
No Rio de Contas, na cidade de Ubatã, o Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem começa a edição de 2023 com a primeira etapa no ...
20/04/2023 17h51
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Bahia
Foto: Divulgação

No Rio de Contas, na cidade de Ubatã, o Campeonato Baiano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem começa a edição de 2023 com a primeira etapa no domingo, 23, a partir das 9h. O final de semana do feriadão de Tiradentes ainda tem mais eventos esportivos, como o Tour do Judô no sábado (22), em Santo Antônio de Jesus, e a Meia Maratona do Descobrimento, também no domingo, em Porto Seguro.

Os eventos no interior da Bahia contam com o apoio do Governo do Estado, sendo os eventos de canoagem e de judô por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). No entanto, a Meia Maratona no sul do estado faz parte do programa de incentivo ao esporte amador e paralímpico FazAtleta, da Setre.

O circuito estadual de canoagem, que contará com 11 etapas no ano, também passará pelas cidades de: Santo Estevão, São Félix, Ubaitaba, Ibotirama, Maraú, Camamu, Itaetê, Itacaré, Salvador e Itajuípe. Com a participação de 130 atletas, que já foram campeões nacionais e estaduais, além de medalhistas em mundiais, de sete entidades e clubes da Bahia, o campeonato reúne os representantes da equipe baiana destaque na última Copa Brasil de Canoagem, disputada agora em abril, no Capitólio, em Minas Gerais.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), esse ano terá mais emoções com a melhora do nível dos atletas, inclusive, com a participação de duas atletas convocadas para a Seleção Brasileira da modalidade, Lorrane Souza e Adriely Santos. “A expectativa é de vermos a evolução dos atletas em cada etapa, além da movimentação das torcidas entre as cidades dentro da Bahia”, comenta.

Judô

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Neste sábado, 22, a etapa de Santo Antônio Jesus do Circuito Baiano de Judô acontece no Ginásio Municipal da cidade, promovido pela Federação Baiana de Judô (Febaju). A competição contará com a participação de 422 atletas das classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior, iniciantes e veteranos. A atividade compõe o calendário estadual da federação e faz parte do Tour do Judô, que já passou por Lauro de Freitas e segue para Cruz das Almas, Ilhéus, Juazeiro, Simões Filho, Ribeira do Pombal e Jequié. 

O objetivo é fomentar a prática da modalidade nos quatro cantos do estado. Para isso, como novidade, nesta edição, acontece também o Festival Infantil que contempla as crianças a partir de 5 anos. Na sexta-feira, 21, às 17h, a Febaju também promove uma clínica de arbitragem e a reunião técnica para árbitros e técnicos credenciados para a competição.

Continua após a publicidade

Meia Maratona

Cerca de 2.600 corredores disputam as provas de 3 km, 5 km, 10 km, 21 km, além da corrida kids, nas categorias: masculino, feminino, indígena, cadeirantes e PNE da Meia Maratona do Descobrimento. A largada será no domingo (23), às 6h, em Porto Seguro.

Visando incentivar o atletismo no interior da Bahia, potencializar o turismo esportivo, fortalecer a economia na região e incentivar a inclusão social esportiva, a prova foi criada para agregar um evento esportivo junto às comemorações dos festejos da semana da chegada dos portugueses no Brasil. Ao todo, 162 atletas subirão ao pódio e serão premiados com troféus e brindes.

Fonte: Ascom/Sudesb