A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), já fazendo valer o Plano Diretor Arborização Urbana (PDAU), elaborou um mapeamento preventivo, em conjunto com a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), para remoção de árvores que apresentam risco de danos materiais e a integridade física dos cidadãos. Conforme estudo produzido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), responsável pela execução do PDAU, 115 árvores apresentam risco.
De acordo com o cronograma da Prefeitura de Cuiabá, os trabalhos serão divididos em três etapas. A primeira, de instalação de placas comunicando os munícipes para adoção de cuidados. A segunda, consiste na remoção dos troncos e, por fim, replantio de mudas.
A secretária da SMADESS, Ana Paula Morelli, enfatizou a importância do PDAU na consolidação de políticas públicas de planejamento urbano, contribuindo para o aprimoramento dos aspectos arquitetônicos da cidade e condições climáticas.
"Temos muitas árvores que precisam ser retirada de seus espaços atuais, tendo em vista que já encontram-se ocas e apresentam riscos a população e também para alguns imóveis. Não é uma tarefa tão simples de ser desenvolvida, pois envolve a ajuda dos parceiros que atuam na distribuição de cabos elétricos da cidade. Essa ação faz parte do Plano Diretor de Arborização Urbana, de organização do visual da cidade, pensando na Cuiabá do futuro. De forma gradativa vamos dando sequência, tomando todas as medidas necessárias, conforme determinação do prefeito Emanuel Pinheiro", explicou Ana Paula.
No último dia 3 deste mês, a gestão atual apresentou à Câmara Municipal, durante audiência pública em plenário, a minuta que foi encaminhada ao Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), onde será incorporada ao Plano Diretor Municipal e aprovada, posteriormente pela Casa de Leis.