O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Daniel Oliveira, recebeu, nessa segunda-feira (17), na sede do órgão, indígenas da Comunidade Akroá Gamella, da região de Uruçuí, e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Na ocasião, trataram das áreas de preservação indígena que estão sofrendo desmatamento ilegal, além disso, foi discutido o fortalecimento de ações em parceria entre os órgãos.
Por meio do setor de Fiscalização da Semarh, já está sendo organizada uma verificação in loco, em atuação conjunta com as Polícias Civil e Militar e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Durante a reunião, foi autorizada a abertura de processos de fiscalização na região do município, abrangendo as localidades Bananeiras e Santo Antônio. O objetivo da vistoria é garantir a proteção das áreas e das comunidades, uma vez que a secretaria entende a importância da assistência aos povos indígenas do Piauí, de modo a fortalecer também a conservação e preservação do meio ambiente, principalmente do bioma cerrado, presente na região.
“Tudo isso é parte da preocupação da Semarh com a preservação do bioma e preservação histórica e cultural dos povos tradicionais, sejam eles indígenas ou ribeirinhos”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. “Nosso foco é a sustentabilidade das famílias que estão inseridas no cerrado, principalmente dos povos tradicionais”, completou o gestor.