Desenvolvimento Social Santa Catarina
Governo do Estado e Facisc promovem visita técnica na cidade de Içara
Uma visita técnica com integrantes das Câmaras Técnicas e conselheiros do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL dos municípios de Bom J...
14/04/2023 17h11
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Uma visita técnica com integrantes das Câmaras Técnicas e conselheiros do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL dos municípios de Bom Jardim São Joaquim foi realizada nesta quinta-feira, 13. O objetivo foi apresentar iniciativas locais de desenvolvimento que possam ser replicadas nos municípios visitantes.

Pela manhã, os visitantes foram recebidos no ambulatório de álcool e drogas e na Secretaria de Assistência Social e Habitação. Foram compartilhadas experiências sobre regularização fundiária, habitação social, gestão global dos serviços de atendimento e cadastro único.

No eixo da saúde o principal tema foi os serviços oferecidos pelo sistema de saúde local, a estrutura e dinâmica do ambulatório de álcool e drogas, políticas públicas, atendimento às famílias e parcerias para educação, prevenção e promoção de saúde e assistência social.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Na parte da tarde o grupo realizou visita a cooperativa de reciclagem, onde conheceram a experiência de integração e organização dos catadores e as ações voltadas à interação social deste grupo, gestão, promoção de renda e educação ambiental.

Para fechar as atividades, o grupo conheceu a estrutura de uma comunidade terapêutica e de um conjunto habitacional. A visita foi coordenada pela equipe de consultoria da Facisc que integra as ações planejadas na fase da Agenda de Desenvolvimento Territorial com a Metodologia DEL.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

No total, a parceria entre Governo do Estado e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) recebeu investimentos na ordem de 1,1 milhão de reais para a instalação de Câmaras Técnicas, Conselhos de Desenvolvimento Local e a organização do Marco Estratégico e o Painel de Projetos de cada município envolvido.