A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Coordenação de Renda e Cidadania, realizou uma atividade de orientação e início do cadastramento no sistema do Cadastro Único para os usuários do Centro de Convivência do Idoso.
A medida se faz necessária porque todos os usuários de serviços e programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) devem estar inscritos no cadastro, sendo identificados pelo Número de Identificação Social (NIS).
Durante o encontro, o coordenador de Renda e Cidadania, Alberto Bittencout, explicou a importância do cadastro para acessar programas sociais, como Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica. “Com o cadastro, os usuários do CCI terão a oportunidade de serem melhor assistidos pela Rede Municipal de Assistência Social” disse.
Equipe do Cadastro ÚnicoAlém disso, para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e para fazer a carteira do idoso é necessário o número do NIS. Segundo, a gerente do CCI, Débora Taita, o NIS é o cartão de entrada da Assistência Social. “Para o governo federal, por exemplo, só conta os atendimentos das pessoas que têm NIS e aqui no Centro temos alguns usuários sem o cadastro, por isso, convidamos a equipe do Cadastro Único para fazer esse atendimento aqui”, esclareceu Débora.
Dona Almerinda dos Santos Silva, 81 anos, entendeu a importância do cadastro. “Eu já deveria ter feito há mais tempo, mas aproveitei esse momento e já fiz o meu. Agora, vou aproveitar os benefícios”, declarou Almerinda.