A primeira formação para os professores da educação infantil do rede municipal de ensino que trabalham com crianças de 2 a 5 anos, é sobre contação de história. E o lugar escolhido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) não poderia ser tão ligado à temática como a Biblioteca Municipal Sá Nunes. está sendo trabalhada é sobre contação de histórias e foi escolhida pelos próprios docentes
Segundo a coordenadora da Educação Infantil do Núcleo Pedagógico da Smed, Júlia Alves, durante esta semanatodos os professores que atuam com turmas de dois a cinco anos, nas creches, centros municipais de Educação Infantil (CMEI) e nas escolas, participarão da formação.
“E na última semana, teremos aqui os monitores que atuam nas creches e CMEI, auxiliando o professor, e a temática será a mesma, porque o monitor também é um contador de histórias, ele trabalha com o professor dando continuidade ao que é desenvolvido em sala de aula. Então, este ano, estendemos as formações também aos monitores”, disse. Para ela, o trabalho de contação de história auxilia na formação do sujeito leitor desde a infância.
Para auxiliar o trabalho dos profissionais técnicas de postura foram abordadas neste primeiro dia entonação de voz e criação de personagens. “Contar história é algo que vem desde a fundação do mundo. Todos nós somos contadores de história”, salientou a pedagoga. Além da teoria, foram apresentados exemplos práticos de demonstração de leitura e contação de história.
Uma das orientadoras é a pedagoga e contadora de história, Edma Oliveira, para quem a proposta é desvendar um pouco de um mundo vasto e pouco conhecido e da importância da contação de história na educação, principalmente a infantil. “É importante observar o que essa temática traz, e no que ela ajuda”, disse.
Desde 2009 atuando na educação pública municipal, a professora da creche conveniada Criança Esperança, Michelli Messias de Oliveira, aprovou o tema que está sendo trabalhado. “A infância da criança, o contar a história, a ludicidade, a importância do conto, de levar isso para sala de aula. Às vezes, com a chegada da informatização, esquecemos muito dos livros, e eles têm que estar conosco o tempo todo. Então essa capacitação hoje é muito válida, pois foi escolhida por nós pedagogos e está sendo muito interessante voltarmos ao tempo de contar história”, afirmou Michelli.