Desenvolvimento Social Santa Catarina
Santa Catarina participa de reunião nacional sobre direitos da pessoa com deficiência
Representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede) participam em Brasília de uma programaç...
05/04/2023 17h10
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Foto: Reprodução/Secom SC

Representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede) participam em Brasília de uma programação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo é debater as políticas públicas para esse público. A comitiva formada pelo presidente do Conede/SC, Paulo Suldovski, pelo vice-presidente Jairton Fabeni e pelo secretário executivo do Conselho, Alexandre Belino, volta para Santa Catarina com definições que beneficiam diretamente os catarinenses que possuem algum tipo de deficiência.

Durante a reunião ordinária do Conade a presidenta da Caixa, Rita Serrano, anunciou, por exemplo, o lançamento de uma linha de crédito para pessoas com deficiência adquirirem Tecnologia Assistiva (TA). A linha permitirá empréstimos que variam entre R$ 5 mil e R$ 30 mil, parcelados em até 60 meses, com taxa de juros de 6% a 7,5% ao ano.

Em Brasília também foi criado um grupo para implantação da avaliação biopsicossocial da pessoa com deficiência e ainda definida a data da realização da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, etapas municipais e estaduais. A reunião teve a participação do ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, que empossou os novos membros e a nova presidente do Conade, Anna Paula Feminello.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O Conede

O Conede/SC está vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família e é um órgão colegiado, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador. O objetivo é promover políticas públicas que assegurem assistência, prevenção e atendimento especializado às pessoas com deficiência, que contribuam para a não discriminação e garantam o direito à proteção especial e à plena participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Texto: Helena Marquardt  e Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família