Presidente da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia Makota Valdina, a vereadora Marta Rodrigues (PT) considerou como uma grande conquista a decisão do presidente Lula em sancionar, nesta terça (4), o projeto que prevê o funcionamento 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados, para as delegacias da mulher em todo o Brasil. A lei foi aprovado pelo Congresso Nacional em março.
“A violência contra as mulheres não tem dia, data, nem hora para acontecer. A todo momento uma mulher é violentada, e muitas vezes, não encontrar uma instituição de denúncia aberta, o que é totalmente desmotivador”, declarou.
Segundo a petista, são as denúncias que criam as estatísticas e motivam a formulação de políticas públicas.
Para a vereadora, com as delegacias abertas24 horas, como acontecesse com outras circunscrições, será mais fácil ter um aparato de ocorrências com mais profundidade para formulação das políticas e para a cobrança orçamentária para a execução.
“Vivemos nos últimos quatro ano sob um governo completamente genocida, feminicida e promotor de um discurso odioso, machista, sexista. A Casa da Mulher Brasileira foi extinta e graças as nossas reivindicações, será reaberta e ampliada no governo Lula. Estamos dando um passo na quadra da história brasileira onde os direitos das mulheres, equidade de gênero, equidade salarial, são prioridades e estão no debate central do governo federal”, pontuou.