O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu 307 pássaros silvestres nesta quinta-feira (30). Os animais foram trazidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), após uma apreensão realizada ontem na BR 116, em Jequié. A operação foi intermediada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A equipe do Cetas fez a triagem das aves, identificando cada espécie e avaliando o seu estado clínico. Os pássaros que necessitam de algum procedimento veterinário ou medicação continuarão recebendo esses cuidados nos próximos dias. À medida que estiverem reabilitados serão devolvidos à natureza, sempre em seu local de ocorrência.
Entre as aves apreendidas, encontram-se espécies como o pássaro preto, azulão, trinca-ferro, papa-capim, bigodinho, sofrê e canora. De acordo com o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, tratam-se de aves atraentes pela beleza da plumagem ou do canto, sendo que algumas conseguem até mesmo reproduzir melodias ensinadas por humanos. Por isso, são animais muito visados no mercado do tráfico.
O veterinário alerta para o risco de desequilíbrio do ecossistema e faz um apelo para que a população não seja conivente com essa prática. “A natureza depende muito desses animais. Eles controlam outros animais; propagam algumas espécies de plantas, pois transportam sementes de um canto pro outro, então fazem essa propagação, mantendo a natureza viva. E é muito importante quando há um equilíbrio na natureza das espécies, você tem natureza viva”, disse.