‘Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista’ é o tema do 3º Encontro Municipal Vidas Negras Importam promovido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 18h30. Mais de 300 pessoas foram inscritas para participar do evento. A previsão de duração do encontro é de três horas.
A transmissão será no formato híbrido, tanto presencial no auditório da Secretaria Municipal de Educação como virtual, através da página oficial do Facebook da Prefeitura de Cuiabá- https://www.facebook.com/prefeituracba.
O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e coordenado pela Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos e acontece sempre no mês de março, alusivo ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.
A atividade tem como público alvo estudantes, conselheiros e representantes de entidades, servidores e sociedade com o objetivo de ampliar o debate na promoção e proteção dos direitos da população negra, bem como o reconhecimento de suas contribuições para o desenvolvimento e o bem-estar social, fomentando dessa maneira a visibilidade e a preservação de seu patrimônio cultural.
Os palestrantes convidados são: o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), Pedro Reis de Oliveira; promotor de Justiça, Thiago Marcelo Francisco dos Santos; a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (NEPRE), Prof.ª Drª Cândida Soares e a Prof.ª Drª da Universidade Federal de Mato Grosso, Ana Carolina da Silva Borges.
Os inscritos receberão certificados de participação.