A Câmara Municipal de Salvador irá realizar, nesta quinta-feira (30), às 10 horas, uma sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade 2023, realizada pela Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema é “Fraternidade e Fome”, e o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!” (Mateus 14:16). A solenidade irá acontecer no plenário Cosme de Farias do legislativo municipal, com transmissão ao vivo pela TV CAM (Canal 12.3) e pelas redes sociais da Casa (www.facebook.com/tveradiocam).
A solicitação da sessão foi feita pela vereadora Marta Rodrigues (PT) para reforçar o objetivo da campanha, que pelo terceiro ano consecutivo, vem conscientizar a população sobre o grave problema social que é a fome. Marta lembra que atualmente existem no Brasil 33,1 milhões de pessoas com fome, número que de 2020 para cá aumentou em 14 milhões.
“Um decadência social provocada por uma política genocida que vivemos por mais de quatro anos, desde o golpe contra a presidenta Dilma. É uma quantidade absurda de gente com fome, e morrendo. Algo vergonhoso, que expõe o abrupto fim de políticas públicas que chegamos a vivenciar no passado, e nos trouxe muitos bons frutos, quando os governos do PT conseguiram tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU”, afirma a vereador.
A petista diz que a sessão especial tem também a intenção de reverberar a urgente necessidade de união entre instituições e poderes públicos no combate a fome no Brasil, mas também em Salvador. Ela lembra que o governo do Estado criou a Coordenação de Combate a Fome.
“Queremos caminhar de mãos dadas para concretizar essa missão cujos governos estadual e federal tem empenhado também. O Bolsa Família voltou, ainda maior, e com adicional de R$ 150 por crianças até seis anos, o que os economistas preveem uma grande mudança social. Reforçaremos nessa sessão que a união será essencial para isso. Precisamos focar na fome, pois ela infelizmente voltou. Quem tem fome, tem pressa, pois a fome não espera”, frisa.