Uma comitiva de Poções visitou nesta sexta-feira (24) o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde conheceu o Complexo de Escuta Protegida e recebeu informações sobre o seu funcionamento. A comitiva era formada por um equipe da Prefeitura de Poções, conselheiros tutelares e representantes das polícias civil e militar daquele município.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, explicou todo o processo de implementação da Lei da Escuta Protegida (Lei 13.431/17), as etapas de implantação do complexo e sobre a elaboração do protocolo de atendimento integrado à criança e ao adolescente vítimas ou testemunhas de violência.
A coordenadora da Vigilância Socioassistencial de Poções, Ailana Graziela Brito, destacou o conhecimento adquirido por Vitória da Conquista como um modelo a ser seguido e agradeceu a receptividade. “Hoje para a gente é um prazer ser recebido pela equipe do Complexo de Escuta Protegida, a gente tem esse sonho de levar um complexo para o nosso município e Vitória da Conquista é a cidade modelo. Tivemos uma recepção maravilhosa de toda a equipe, que informou quais os primeiros passos que nós temos que dar”, disse.
O Complexo de Escuta Protegida é um marco na garantia dos direitos de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e, desde que foi implantado em 2021, municípios da Bahia e de outros estados têm buscado conhecer a experiência de Vitória da Conquista e agendado visitas.
“A visita de hoje, do município de Poções, demonstra o quanto Vitória da Conquista tem sido um vetor positivo para os municípios brasileiros, no que se refere à implementação da Lei 13.431/17. Por outro lado, afirma também o compromisso do Governo Municipal em contribuir para o desenvolvimento da polícia de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente de todo o estado da Bahia”, ressaltou o secretário Michael Farias.