Ação Social Bahia
Novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional são empossados
Foram empossados na manhã desta quarta-feira (22), os 42 membros, entre titulares e suplentes, que vão compor o Conselho Municipal de Segurança Ali...
22/03/2023 12h01
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA


Foram empossados na manhã desta quarta-feira (22), os 42 membros, entre titulares e suplentes, que vão compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), biênio 2023-2024. A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Criado por meio da Lei Municipal nº 1.278/2005, o conselho possui caráter consultivo e fiscalizador, tendo como missão estabelecer um diálogo entre a gestão municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes e ações na área da segurança alimentar. O órgão é composto por representantes da sociedade civil organizada (2/3) e do Governo Municipal (1/3).

Ao dar posse aos novos conselheiros, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, representando a prefeita Sheila Lemos, reforçou a importância da missão institucional do Comsea. “Afinal, não se pode pensar a política pública sem a participação popular. E o nosso governo, que é para pessoas, entende que o caminho a ser percorrido tem que ser com as pessoas. Então, nesse momento, venho reafirmar o compromisso do Governo para Pessoas em fortalecer, também com a contribuição do Conselho, o conjunto das políticas públicas que possam garantir uma perspectiva de desenvolvimento humano”, assegurou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Nesse sentido, Michael destacou importantes ações governamentais que têm sido desenvolvidas, como as hortas comunitárias e o Restaurante Popular. “Inclusive, já adianto para vocês que está em fase de elaboração final o desenho de uma política pública específica para o fortalecimento das hortas, porque elas são uma importante estratégia de inclusão e uma maneira de produzirmos alimentos saudáveis e garantirmos o acesso, por parte da população em situação vulnerável, a esses alimentos”, contou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O presidente do biênio 2021-2022, Gilvan dos Santos, lembrou os desafios impostos pela pandemia e desejou um bom trabalho aos recém-empossados. “Nesses dois últimos anos, tentamos trabalhar de uma forma mais efetiva possível, dando respostas à sociedade. Espero que o Conselho tenha vida longa no cuidado com a segurança alimentar do povo”, desejou.

Essa é também a expectativa tanto da coordenadora municipal de Segurança Alimentar, Karine Barros, quanto das representantes do Governo Municipal, Karina Magalhães e da sociedade civil, Eliane Vale, recém-empossadas. “O Comsea de Vitória da Conquista está de parabéns, tendo em vista que tem ações concretas sendo desenvolvidas. Então, o nosso trabalho a partir de agora será ampliá-las”, destacou.

Continua após a publicidade

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Sousa e o chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias também prestigiaram o evento.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional se reúne ordinariamente uma quinta-feira por mês. No próximo dia 30 de março, haverá a primeira reunião de 2023, quando será eleito(a) o(a) presidente do biênio recém-empossado.