Meio Ambiente Tocantins
Secretaria do Meio Ambiente e parceiros realizam mutirão de limpeza no Lago de Palmas por meio do projeto Rios +Limpos
Projeto do Ministério do Meio Ambiente irá contar com a participação de mais de 100 pessoas dos órgãos envolvidos
15/03/2022 15h20
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Tocantins

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reuniu-se, virtualmente, com os órgãos parceiros, nesta terça-feira, 15, para alinhar os últimos detalhes do mutirão de limpeza no Lago de Palmas, por meio do programaRios +Limpos, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A ação será realizada neste sábado, 19, com saída a partir das 8 horas, da Praia da Graciosa.

São parceiros da Semarh na realização do mutirão de limpeza, o MMA, o Exército Brasileiro, a Prefeitura de Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

A iniciativa, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, vai percorrer a Praia da Graciosa, a Praia das Arnos, a Praia do Prata e as ilhas, contando com a participação de mais de 100 pessoas envolvidas dos órgãos parceiros. No Tocantins, a Semarh é parceira na execução do programaRios +Limpose está disponibilizando veículos e técnicos da pasta.

Continua após a publicidade

Segundo a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, a ação visa levar educação ambiental com foco na proteção das águas e na destinação final adequada dos resíduos sólidos, a fim de promover mudança de hábitos e garantir o uso sustentável dos recursos naturais para a atual e as futuras gerações. “Queremos promover e estimular a cidadania ambiental entre os turistas, barqueiros e ambulantes e a população em geral. Não podemos abrir mão disso, precisamos fazer nossa parte”, pontuou.

Rios +Limpos

Continua após a publicidade

De iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, o programaRios +Limposvisa incentivar a limpeza e a coleta de lixo em rios, lagos, lagoas e praias fluviais, além da implementação de sistemas de tratamento descentralizado de efluentes em áreas não atendidas pelos sistemas tradicionais, bem como a promoção de projetos que visem o reuso de efluentes no País.

*Estagiária sob supervisão da jornalista Fábia Lázaro

Continua após a publicidade