Replicar bons exemplos é uma estratégia para que os municípios melhorem o desenvolvimento humano e econômico. Por isso, representantes dos municípios de Caxambu do Sul, Entre Rios e Ipuaçu participam, nesta segunda e terça-feira, 20 e 21, de uma missão técnica para conhecer mais sobre os trabalhos desenvolvidos em Arabutã e Itá, no Oeste do estado.
Os três municípios integram a segunda fase do Programa de Desenvolvimento Local (DEL) na região Oeste. A iniciativa, que é uma parceria do Governo do Estado com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), está em fase de implementação em 61 municípios catarinenses que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor do que a média estadual.
Por já terem participado do DEL, Itá e Arabutã apresentam suas ações realizadas nas áreas de cultura, educação, agronegócio, inovação, turismo e sustentabilidade.
Nesta segunda-feira, a visita iniciou em Arabutã, com recepção, almoço, exposições e apresentação de danças típicas. Depois, as atividades envolveram os seguintes temas: Incentivo ao agronegócio; Atividades culturais, eventos e política de cultura; Escola Paulo Freire: Robótica, coleta seletiva, qualidade do ensino e língua alemã; Centro Educacional: brinquedoteca; e Bombeiros Voluntários: funcionamento e projeto Bombeiros Mirins.
Após a visita em Arabutã, os participantes seguiram para Itá, onde foram recepcionados no Centro de Divulgação Ambiental (CDA). Durante a tarde, os representantes dos municípios participaram de uma atividade sobre sustentabilidade, intitulada “Programa Selo Verde, Desafio Solar Brasil, e Seminário de Engenharia e Arquitetura e Plano Diretor”.
Ainda, foram abordados os assuntos: Centro de Inovação Itatech – Robótica e Startup Weekend; Programa Recicle Bem, ensino de turismo e empreendedorismo; Agricultura Familiar – Feira Arte Agro, consumo e mercado local; Turismo: Concurso Top 100, Certificação Green Destinations Balseiro e diálogos com a comunidade. Para finalizar o dia, será realizada uma visita nas Casas de Memória Camarolli e Alberton, passeio de barco no lago com visitação às Torres e um jantar para troca de experiências.
No último dia de atividades, na manhã de terça-feira, 21, os visitantes participam de uma atividade sobre gestão pública, com o tema “Captação de recursos por intermédio de fundos vinculados aos conselhos”. Também, realizarão uma visita técnica em três propriedades referência em produção em frutas finas, para conhecer a área de incentivo à fruticultura, acesso a mercados e processamentos de alimentos. Às 12h, ocorre o encerramento das atividades.