A necessidade de preservação do Poço Escuro, espaço remanescente de mata de grande porte dentro da cidade, com 17 hectares, tem sido ressaltada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), que esta semana, além de ações de conscientização dos moradores acerca da importância do local, iniciou mais um mutirão de limpeza, nesta sexta-feira (17).
A Semma destacou 25 servidores para a realização do servir. De acordo com a secretária Ana Cláudia Passos, há um trabalho contínuo de manutenção do Poço Escuro, mas também são programados mutirões, para roçagem, coleta dos resíduos e a retirada de galhos caídos. Essa intensificação possibilita uma melhor fiscalização do local e melhora as condições para eventuais visitas ao parque natural.
“É uma continuidade da ação. A gente faz o trabalho de educação ambiental e faz o possível pra manter a reserva limpa. É um trabalho que é necessário fazer, é um trabalho de formiguinha e a gente conta com o apoio da população fiscalizando quando ver alguém jogando lixo, entulho e outros resíduos”, explicou Ana Cláudia.
O trabalho iniciado nesta sexta-feira foi realizado nas extremidades do Poço Escuro e dentro da reserva, e continuará nos próximos dias. Apenas hoje, diversos objetos foram encontrados, como embalagens plásticas, garrafas, pneus e até um vaso sanitário. “A gente encontra aqui sacolas, vasilhas plásticas, entulho e os bichos podem comer e engasgar. Isso prejudica bastante”, disse Marcelo Coelho, um dos servidores que estão trabalhando no mutirão.
“Tem muitos animais aqui dentro e eles acabam comendo o resíduo que o pessoal joga, o que não é bom. Além disso, os animais se sentem acuados e saem da mata para as casas. A gente pede que o pessoal não jogue lixo dentro da natureza. É uma mata tão linda, é uma riqueza”, declarou o servidor Francisco Sola, outro que está envolvido no mutirão.