Meio Ambiente Bahia
Secretaria de Meio Ambiente intensifica ações de conscientização com moradores do entorno do Poço Escuro
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do setor de educação ambiental, tem intensificado as ações de conscientização da populaçã...
15/03/2023 16h46
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do setor de educação ambiental, tem intensificado as ações de conscientização da população sobre a preservação ambiental na reserva do Poço Escuro e sobre o uso dos espaços públicos municipais.

Na manhã desta quarta-feira (15), uma equipe da secretaria, com o apoio do Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou uma ação de conscientização com moradores da rua Henriqueta Prates, no bairro Petrópolis. Os moradores do entorno do Poço Escuro também receberam panfletos com as orientações.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A secretária Ana Cláudia Passos explicou que as atividades com os moradores são contínuas e necessárias. “A gente sentiu essa necessidade de fazer a ação porque há gente em volta do Poço Escuro, muitas moradias, dois bairros diferentes, e esses moradores muitas vezes acabam descartando resíduos dentro da mata, lixo doméstico, da construção civil, prejudicando a reserva, o meio ambiente, os animais que vivem ali”, disse. Aliado ao trabalho da gestão municipal, Ana Cláudia lembrou que é fundamental a ajuda da comunidade. “Essas são áreas públicas para a comunidade e ela também precisa nos ajudar a cuidar para que continuem bonitas e preservadas”, completou.

A educadora ambiental da Semma, Scheyla Estêves, que faz parte do trabalho direto com a comunidade, lembrou que além de degradar a reserva, os materiais jogados no Poço Escuro também podem ocasionar problemas aos moradores. “A gente pontua também as doenças e o perigo que o lixo pode trazer não só para os animais como também para as pessoas. A educação ambiental envolve todo mundo, o lixo que está aqui afeta todo mundo”, destacou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
A educadora ambiental da Semma, Scheyla Estêves, ao lado da moradora Iara Santos

“Por ser uma reserva ambiental é um grande privilégio das pessoas da redondeza morarem aqui, mas o ideal era que a população se conscientizasse. Muitas pessoas não dão o devido valor a isso aqui, que deveria ser preservado, não jogando lixo, até porque muitas pessoas queriam morar em um lugar como esse. Os animais que vivem aí dentro precisam do cuidado de todos”, disse a manicure Iara Santos, moradora do bairro há 35 anos, orgulhosa por morar em frente à reserva.

A autônoma Rita de Cássia Alves mora em frente ao Poço Escuro desde que nasceu e falou do desejo de ver o local sempre limpo. “Essa mata é uma riqueza. É muito importante manter a reserva limpa, porque lixo só traz bicho para as nossas casas. Eu gostaria que o Poço Escuro ficasse sempre todo limpinho”, comentou a moradora.

Continua após a publicidade
Rita de Cássia Alves mora em frente à reserva há mais de 50 anos

A secretária Ana Cláudia Passos informou que o trabalho de conscientização com a população também estará no Parque da Lagoa das Bateias, que está passando por um processo de revitalização. “O pessoal do módulo de educação ambiental já está preparando o material que será distribuído à comunidade, aos usuários da lagoa, orientando como eles devem cuidar daquele ambiente também”, declarou.