Salvador é a capital escolhida para sediar o primeiro Festival Internacional Castro Alves, entre os dias 14 e 17 de março de 2023. O evento será realizado no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, e reunirá música, artes plásticas e poesia.
Com uma vasta programação, o festival contará com a entrega da estatueta de Castro Alves aos notórios do Carnaval de Salvador e da melhor poesia.
A presença de artistas plásticos, que vão executar seus trabalhos no decorrer do evento, será mais uma atração para o público presente.
Programação.
A abertura do festival vai acontecer dia 14, às 17h, com uma exposição de artes. Às 19h vai acontecer a entrega do Troféu Castro Alves aos notórios do Carnaval.
Nos dias 15 e 16 será a vez do Sarau com poetas, performances artísticas e entrega de premiações. No encerrament, dia 17, haverá exposição de artes plásticas.
Criação do Primeiro Festival Castro Alves.
O evento foi idealizado pelo artista, mestre e escultor Giuliano Ottaviani inspirado no Troféu Castro Alves, que premia os melhores do Carnaval, sendo o primeiro troféu a fazer esse tipo de premiação entre os veículos de comunicação. A premiação acontece há 34 anos.
Cantores Notórios que receberão a estatueta do poeta Castro Alves.
Luiz Caldas, Sarajane, Tatau, Tonho Matéria, Val Macambira, Laurinha, Jorge Taime, Lazzo Matumbe e Irmãos Macedo (Trio Eletrico Armandinho, Dodô & Osmar) estão entre os premiados desta edição.
Haverá também a premiação surpresa pelo reconhecimento de um novo artista baiano que fez a diferença no Carnaval de Salvador em 2023, ao executar músicas e comportamento do legado dos notórios, o que garante a continuidade do estilo baiano de fazer carnaval.
Mês da Mulher.
Como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, artistas plásticas também serão homenageadas no evento e farão performances enquanto poemas serão declamados.
Estão confirmadas as artistas Vivian D'utra, Kátia Cunha, Adenise Romano, Lilian Moraes e Nelma Fonseca.
Os cantores Val Macambira, Nilson Aquino, Manoel Edivasco, Ernesto Santos e a sanfoneira e pianista Deivy Ferreira vão se apresentar durante as performances no momento da pintura ao vivo.
Festival Internacional Castro Alves.
Produção Bel Anunciação e Romerio Filho. Coordenação Clóvis Dragone.
Museu Eugênio Teixeira Leal (Pelourinho), de 14 a 17 de março.