Educação Amazonas
Primeira edição do Fórum Jovem Vencedor premia alunos destaques de olimpíadas e aprovados em vestibulares
Programação organizada pela CDE 4 entregou certificados e medalhas de honra aos estudantes do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio
10/03/2023 13h25
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Programação organizada pela CDE 4 entregou certificados e medalhas de honra aos estudantes

  • FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

    Com o objetivo de estimular a busca dos jovens estudantes à ciência e premiar as conquistas deles nos diversos certames, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4), promoveu a primeira edição do Fórum Jovem Vencedor. O evento foi realizado no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, zona oeste.

    O Fórum contou com a participação de alunos, professores e gestores de diversas escolas pertencentes à CDE 4. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio foram premiados por seus desempenhos em diversas categorias, somando ao todo cerca de 70 aprovações.

    A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), a premiação do Ministério Público do Trabalho (MPT), a aprovação no vestibular nacional de Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além dos vestibulares estaduais via Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e vestibular Macro, ambos da Universidade Federal do Amazonas (UEA), foram as esferas que receberam condecorações.

    Continua após a publicidade
    google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

    O aluno Jefferson Lacerda da Cunha, de 16 anos, atualmente cursando a 2ª série do Ensino Médio, foi um dos estudantes premiados. O jovem conquistou a medalha de ouro na ONC, na categoria de Biologia, e contou sobre a participação dele na olimpíada e o sentimento em relação à premiação.

    “A diretora nos motivou a participar das olimpíadas e meu professor de Biologia me inscreveu. Eu fiquei bastante feliz com a cerimônia e eu não esperava receber uma medalha”, afirmou o estudante.

    Continua após a publicidade
    google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

    O professor de Biologia, Jonas Zaranza, que foi quem estimulou a inscrição do aluno Jefferson da Cunha já participou de outras olimpíadas e falou sobre a experiência dele e sobre a sensação deste primeiro fórum. “Eu já participo da Olimpíada de Ciência há mais de cinco anos. Participava em outras escolas e hoje sou professor da Antônio Bittencourt. O Jefferson é um aluno espetacular, por isso o inscrevi. É um orgulho tremendo para todos nós, professores, gestores, o Jefferson estar sendo condecorado com essa medalha”, disse ele.

    A secretária adjunta da capital, Regina Ortiz, destacou que o evento foi organizado com o intuito de não só incentivar os alunos a serem mais participativos em programas de ciência e olimpíadas, como também para valorizar o mérito deles e incentivar que continuem a se dedicar aos estudos.

    Continua após a publicidade
    google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

    “Tivemos diversos talentos e destaques nas mais diversas categorias, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio, e organizamos essa premiação para reconhecê-los. Também, como forma de incentivo para que outros jovens talentos venham e obtenham sua conquista” destacou a secretária.

    A professora e coordenadora do CDE 4, Rute Lima, contou sobre a proposta do Fórum e a importância, inclusive, para os familiares e professores.

    “Este é o primeiro ano desse novo projeto, Fórum Jovem Vencedor, instituído pela coordenadoria. Ele objetiva reconhecer, premiar e valorizar tanto nossos alunos pelo esforço que eles tiveram em passar em diversos certames, quanto reconhecer o trabalho do professor, que em conjunto com ele, também participou desse processo, assim como os familiares”, explicou a coordenadora.

    Durante o evento, a coordenadora ressaltou a importância da participação dos pais na vida escolar dos alunos e afirmou que eles fazem parte dessa conquista.

    “Além dos pais, dizer para o professor que ele faz diferença na vida do aluno e para o próprio aluno honrá-lo por sua conquista. Além de reconhecer e valorizar todos aqueles que estão envolvidos no processo ensino-aprendizagem, entender também que a educação é um caminho onde se trilha de mãos dadas”, finalizou.