Uma Arara Canindé e um Periquito da Caatinga foram resgatados pela equipe de fiscalização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) na última sexta-feira (11). Na ocasião, o setor de Fauna da autarquia atendeu duas solicitações de entrega voluntária de animais silvestres, ocorridas em residências localizadas na capital fortalezense.
A arara estava sendo criada em cativeiro por uma mulher que, ao consultar a superintendência, descobriu que não seria possível obter a regularização para permanecer com a ave. O animal tinha aproximadamente um ano e se apresentava em boas condições vitais.
Já o periquito foi encontrado em um condomínio de uma pessoa que entrou em contato com a autarquia. A ave não conseguia voar e se apresentava sem um pedaço do seu bico.
As aves foram levadas para um empreendimento devidamente licenciado onde deverão receber os devidos cuidados por veterinários do estabelecimento. “Os dois animais serão incluídos no plantel do local. Se for de vida livre, é difícil afirmar se o periquito pode retornar ao seu habitat visto complicações apresentadas”, informou Cássia Garrido, fiscal ambiental da Samace que participou do resgate.
Ambas as solicitações de resgate ocorreram através do e-mail: atendimento.fauna@semace.ce.gov.br.
A entrega voluntária aos órgãos competentes é o melhor caminho de destinação de animais silvestres mantidos sob posse irregular e evita também possíveis sanções. Com o objetivo maior de devolver esses tipos de animais aos seus devidos habitats, a Semace atua prontamente no atendimento de solicitações de entrega voluntária. A atitude de entrega não implica em sanções administrativas, garante a Diretoria de Fiscalização da autarquia.
“É importante que as pessoas se conscientizem que a posse irregular de animais silvestres é caracterizada como crime ambiental. A entrega voluntária é o ato mais correto. Inclusive, a legislação exime de pena/sanção o cidadão que faz entrega voluntária”, destaca o fiscal ambiental responsável pelo setor de Fauna, Roberto Cavalcante.
A Semace também possui o Disque Natureza, além do aplicativo Semace Mobile, para casos de denúncias de agressão ou resgate de animais silvestres, através do contato 0800.2752233 (ligação grátis). A autoria da denúncia é preservada.