Política Federação
“Na Bahia, temos um ponto de divergência, mas vive-se cada dia com a sua agonia”.
Lídice sobre Federação PSB-PDT.
09/03/2023 22h04
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Assessoria / Gabriel Carvalho
Foto: Divulgação / Genilson Frazão / PSB

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) participou, nesta quinta-feira (9) de reunião da Executiva Nacional do seu partido, em Brasília, em encontro comando pelo presidente pessebista Carlos Siqueira. O principal assunto discutido foi a possibilidade de uma federação com o PDT, presidido por Carlos Luppi e que teve Ciro Gomes como candidato a presidente da República nas duas últimas eleições (2022 e 2018). 

“Já se discute há algum tempo a formação de um bloco parlamentar com o PDT e o Solidariedade. A partir deste bloco, os três partidos buscarão um consenso para formular uma federação, já que o resultado da última eleição mostrou a necessidade de uma composição partidária com as legendas de tamanho médio”, disse a deputada que preside o partido na Bahia. 

Lídice da Mata avalia que PSB e PDT, que têm ministros no Governo Lula, são partidos com posição de centro-esquerda e tamanho semelhantes e podem se alinhar ideologicamente sem dificuldades. Em que pese as posições distintas na Bahia. Juntas, as siglas chegariam a 31 deputados na Câmara Federal. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Na Bahia, o principal entrave para os partidos caminharem juntos são os aliados no plano estadual e em Salvador. O PSB comanda algumas posições no Governo Jerônimo, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Já o PDT marchou com o ex-prefeito ACM Neto (União) na última eleição e possui cargos na Prefeitura de Salvador. 

Para Lídice, esse é um tema a ser amadurecido para ver como ficará. “Cada dia com a sua agonia”, finalizou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0