Entre os dias 6 e 7 de março, professores de ensino médio da rede estadual, tanto de escolas urbanas quanto rurais, participaram de uma formação pedagógica na escola Armando Nogueira, em Rio Branco.
O evento teve como foco a preparação para o início do ano letivo, que se inicia no dia 13 de março e abordou temas relacionados ao novo ensino médio – recomposição de aprendizagem, eixos estruturantes, rotas de aprofundamento e o ensino médio híbrido.
Dentre as oficinas oferecidas, destaca-se: “Das Tecnologias Digitais para as Educacionais: do presencial ao híbrido – possibilidades Educacionais”, ministrada pela Dra. Salete Bandeira, docente da Universidade Federal do Acre (UFAC).
Outro tema abordado foi a importância das competências socioemocionais, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o palestrante prof. Dr. Antônio Igo Barreto, também docente da UFAC, buscando discutir como essas competências podem ser desenvolvidas na prática educacional.
A saúde mental e qualidade de vida dos professores também foi tema de uma das palestras, ministrada por Antônio Anderson de Souza, representante da SEE.
Por fim, a formação ainda contou com a palestra “Viagem ao mundo do Empreendedorismo”, ministrada por Andrea Campelo, representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
“Temos a mudança do novo ensino médio e é essencial que a gente receba essas orientações nas formações”, pontuou Luís Carlos Silva, professor da escola Humberto Soares.
Com a formação, os professores estão mais preparados para o início do ano letivo, buscando um ensino mais moderno, dinâmico e conectado às necessidades e interesses dos alunos.
“A ideia dessa 1ª Jornada Pedagógica é trabalhar com as equipes gestoras, representantes da SEE nos municípios e os docentes, mas a Jornada vai se estender no semestre em forma de mentorias pedagógicas que são grupos de estudo por componentes”, concluiu Danielly Matos, chefe do Departamento do Ensino Médio.