A equipe do IDR-Paraná de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, em parceria com a prefeitura, tem investido em ações no turismo rural como forma de promover o desenvolvimento econômico e social da região, buscando profissionalizar os produtores. Como parte destas capacitações, um grupo de empreendedores da cidade fez uma visita técnica a São José dos Pinhais, outro município da região, com o objetivo de conhecer pontos turísticos e culturais do município, adquirir conhecimento e experiências que poderão ser aplicados em Araucária.
Agroempreendedores do turismo rural da Associação dos Caminhos de Guajuvira, que hoje conta com 13 integrantes, participaram da visita técnica. Eles conheceram duas rotas de turismo: os Caminhos da Colônia Murici e os Caminhos do Vinho.
A rota da visita técnica incluiu uma propriedade onde é feita a atividade “colha e pague” de morangos, uma vinícola, uma salumeria, a produção de flores e artesanato. O desenvolvimento do turismo rural também foi tema de uma conversa dos empreendedores de Araucária com o presidente da Associação Caminho do Vinho, Roberto Rocha.
“Estamos muito felizes e gratos por esta oportunidade. Não tem como mensurar a importância desta visita técnica. A troca de experiências com os empreendedores de São José dos Pinhais mostra que, além de estarmos no caminho certo, não estamos longe de alcançar nossos objetivos. Com o apoio dos órgãos públicos, boas estradas, sinalização das vias e proporcionando conhecimentos, continuaremos dando a visibilidade que nosso turismo rural merece”, destacou Vanessa Pieruccini Delgobbo, presidente da Associação de Guajuvira de Araucária.
Para Renata Lessa, servidora do IDR-Paraná de Araucária, a visita fortaleceu o associativismo entre os agroempreendedores. “Acredito que nossos produtores ao verem outras realidades, outras ideias e formas de trabalho, irão repensar novas formas de organização de trabalho, e como atuar na associação a qual pertencem”, disse.
Luiz Henrique Wojcik, um dos empreendedores rurais de Araucária, destacou que a visita é uma maneira de ele aprimorar o seu trabalho. "Foi bom poder conhecer desde a forma de atendimento até a estrutura das chácaras. Aprendemos bastante sobre a forma de abordagem ao cliente e como oferecer uma experiência completa aos visitantes. Além disso, pudemos conhecer a história da região e como tudo começou, o que nos mostra que estamos no caminho certo", afirmou.