Desenvolvimento Social Santa Catarina
Municípios do Oeste avançam no Programa de Desenvolvimento Local
Aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que...
06/03/2023 17h15
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Foto: Divulgação

Aumentar a competitividade e a capacidade de transformação dos municípios catarinenses a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortaleça a economia local e melhore a qualidade de vida dos moradores da cidade. Esse é objetivo do Programa de Desenvolvimento Local (DEL), que está em fase de implementação em 61 municípios de Santa Catarina. A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

No Oeste, são 15 municípios que recebem o Programa. Campo Erê, Anchieta, Saltinho e Santa Terezinha do Progresso fazem parte da primeira fase do DEL e estão com as atividades mais avançadas. Em todos, já foi formado o Conselho Municipal, que depende de aprovação de lei pela Câmara de Vereadores.

Agora, o trabalho segue dentro das quatro câmaras técnicas criadas a partir de cada Conselho. Nelas são debatidos assuntos para que as cidades se desenvolvam e possam melhorar a vida de todos, com o principal foco de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Foto: Divulgação

?Fase 2

Na segunda etapa do DEL, mais 11 municípios do Oeste foram contemplados. Ainda em fase inicial, o Programa está em diferentes etapas em cada território. Vargeão, Passos Maia, Ouro Verde, Abelardo Luz e Bandeirante ainda vão receber visitas da equipe de consultores da Facisc para adesão ao DEL.

Já em Caxambu do Sul e Ponte Serrada estão sendo marcadas as entrevistas para uma análise situacional. Para esse diagnóstico, que é uma das primeiras etapas de implementação do DEL, são analisados dados e entrevistadas cerca de 30 pessoas em cada município, representantes de diferentes grupos, como setor público, setor privado, sociedade organizada e pessoas físicas. Esse documento apresenta os pontos fortes e fracos do município, além das oportunidades.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para o fim de março, já está marcada a apresentação da análise situacional dos municípios de São Bernardino, Entre Rios, Ipuaçu e Coronel Martins. Depois dessa etapa, se dá início ao processo da criação dos Conselhos Municipais, conforme já realizado com os municípios da primeira fase.