A partir desta semana, mais 21 municípios catarinenses têm autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para começar a transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz. No Brasil como um todo, nessa nova atualização, são 347 municípios do país que terão a tecnologia liberada.
A decisão foi tomada em uma reunião realizada na última quinta-feira, 23, pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz). Até o momento, 487 localidades de 23 estados – 86 milhões de brasileiros, o que representa 40% da população total – obtiveram a liberação do 5G.
Em Santa Catarina, 30 municípios contavam com o acesso antecipado ao 5G até o momento, aos quais se somam mais essas 21 cidades, totalizando 51. Com planejamento aprovado para liberação são 123 municípios catarinenses. A serem planejadas ainda são 121 cidades do estado.
A decisão tomada pelo Grupo segue diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas e estão concluídas as ações necessárias para a desocupação dessa faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS).
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado .
É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado . Também está disponível o telefone 0800-729-2404.