Ação Social Bahia
Núcleo de Cidadania de Adolescentes e Selo Unicef promovem gincana com jovens para discutir meio ambiente
O Centro de Convivência do Conquista Criança foi o espaço escolhido para receber, nesta sexta-feira (24), a primeira atividade da Gincana pelo Clim...
24/02/2023 19h21
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA

O Centro de Convivência do Conquista Criança foi o espaço escolhido para receber, nesta sexta-feira (24), a primeira atividade da Gincana pelo Clima e Alimentação Saudável. O evento, voltado para crianças e adolescentes, é promovido pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), responsável pelas ações do Selo das Organizações das Nações Unidas (Unicef) em Vitória da Conquista.

Os participantes da gincana são jovens dos 12 aos 17 anos atendidos pelo Nuca e por várias unidades dos Centros de Referências em Assistência Social do município (Cras). Eles são orientados e estimulados a debater temas como mudanças climáticas, alimentação saudável e outros problemas que afetam o meio ambiente e, ao final de cada atividade, elaboram um painel composto de fotografias como resultado da aprendizagem.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo a mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro, as atividades vão durar até junho, quando acontece o Dia Mundial do Meio Ambiente. “A proposta é desenvolver uma série de atividades lúdicas e educativas para engajar esses adolescentes em causas importantes”, ressalta Laís.

Mobilizadora do Nuca, Laís Pinheiro

Rebeca Alves, estudante de 15 anos, disse que sempre procura participar das ações do Nuca e que, dessa vez, o tema despertou um interesse especial. “Sempre gostei de participar de discussões sobre o meio ambiente e, quando vi a oportunidade, procurei me inscrever. A mobilizadora explica muito bem, consegue organizar a turma e hoje pude aprender como cada coisa que acontece com o meio ambiente afeta em nossa vida”, destacou a adolescente.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
A estudante, Rebeca Alves

Ao longo do ano, até o mês de junho, as ações com os jovens acontecerão de forma itinerante, em vários lugares da cidade, como o Poço Escuro e outros pontos que permitam uma experiência de campo. Registros de todo o evento, da presença dos participantes à construção do painel, serão exibidos nas redes sociais do Ciranda de Nucas de todo o estado da Bahia e, ao final, cada ação resultará na composição de um quadro de síntese definido pelo Selo Unicef.


 

Continua após a publicidade