Após um trabalho investigativo decorrente da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), 34 pássaros silvestres foram apreendidos, na última quinta-feira (23). Os animais estavam na residência de um homem de 63 anos suspeito de criação ilegal.
Os pássaros foram apreendidos no imóvel do suspeito no bairro Serrinha – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Conforme as investigações, o homem mantinha no local uma criação ilegal de pássaros silvestres. Dentre os pássaros resgatados pela PC-CE, havia diversos sibites, sabiás, periquito manga, canário pirrita, bico de lata e vem-vem. Em desfavor do indivíduo, já há Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) registrados por crime ambiental.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido por equipes da Polícia Civil para a DPMA, delegacia especializada na investigação desse tipo de crime. Na unidade policial um novo TCO de crime ambiental foi lavrado em desfavor do suspeito.
Todos os pássaros apreendidos pelos policiais civis foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, uma ONG responsável por resgate, reabilitação, destinação, pesquisa e conservação da fauna silvestre, onde ficarão em quarentena e após serem avaliados por biólogos serão devolvidos para o seu habitat natural.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.