Dezenove trechos do litoral de Fortaleza estão adequados para a recreação primária, segundo novo boletim de balneabilidade da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), divulgado nesta sexta-feira (11). A autarquia, através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) realiza o monitoramento de 32 trechos da capital.
No setor Leste, estão próprio para a recreação primária os trechos dos postos dos Bombeiros 02, 04, 06, 07 e 08, Praça 31 de Março. Ao todo, são sete trechos em conformidade.
O setor Centro vem em segundo lugar do documento apresentando seis trechos adequados, dentre eles entre a rua José Vilar e o Espigão da Desembargador Moreira, os espigões da rua João Cordeiro e Av. Rui Barbosa, o Aquário até o Espigão da rua João Cordeiro.
O setor Oeste também surge com seis trechos em conformidade: entre a Av. Philomeno Gomes até a Rua Padre Mororó; entre a Av. Pasteur até a Rua Jacinto Matos; entre a Rua das Goiabeiras até a Rua Lagoa do Abaeté.
Os técnicos da Geamo seguem os critérios de balneabilidade utilizados e descritos na Resolução Conama Nº 274, de 29/11/2000.
Nesse período chuvoso, a Semace informa que a intensidade de chuvas pode contribuir para a deterioração da qualidade das águas das praias, já que grande quantidade de esgotos sem tratamento, lixo e outros detritos são carreados pelas águas através de galerias pluviais, córregos e canais de drenagem. A orientação da autarquia é que banhistas evitem banho com a ocorrência de chuvas.
Confira aqui a íntegra do boletim de balneabilidade de trechos da orla fortalezense.