Lugar de criança é na escola. Esse é um princípio básico previsto no Estatuto da Criança e do Adolescento (ECA). Nesse sentido, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza mensalmente uma ação de conscientização voltada para o combate ao trabalho infantil em mercados públicos, orla, estações de metrô, feiras livres, entre outros pontos de aglomeração do município. Nesta sexta-feira (10), as equipes da secretaria percorreram as orla de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.
Durante as abordagens corpo a corpo, os servidores da Secretaria de Assistência Social do município entregaram panfletos à população, onde foram repassadas informações relevantes para sensibilizar banhistas e comerciantes da orla, a respeito dos problemas causados pelo trabalho infantil.
Foi o caso do comerciante da orla de Candeias, Josué Cardoso, de 52 anos. Ele achou importante a ação da prefeitura em orientar as pessoas quanto ao problema. “Achei ótima essa ação porque sabemos as crianças devem frequentar a escola e brincar e não estarem trabalhando por aí”, disse ele.
Ao presenciar alguma situação de trabalho infantil, a pessoa poderá ligar para o Disque 100 e formalizar a denúncia.