Educação Mato Grosso
“Existe uma Primavera do Leste antes e outra depois da gestão Mauro Mendes”, afirma prefeito
Governador Mauro Mendes inaugurou Escola Técnica Estadual, quadra poliesportiva, assinou ordens de serviço e entregou viaturas e armamentos para a Polícia Militar
03/02/2023 14h21
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Mato Grosso
Governador Mauro Mendes e o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin - Foto por: Mayke Toscano/Secom-MT

O município de Primavera do Leste recebeu nesta sexta-feira (03.02) mais de R$ 55 milhões em investimentos do Governo de Mato Grosso. No município, o governador Mauro Mendes inaugurou a Escola Técnica Estadual de Primavera do Leste, uma quadra poliesportiva, entregou viaturas e armamentos para a Polícia Militar e assinou 11 ordens de serviço para obras de infraestrutura. 

O prefeito Leonardo Bertolin destacou que os investimentos do Governo de Mato Grosso têm ajudado a mudar a realidade da população que vive em Primavera do Leste e região.

“Existe uma Primavera do Leste antes e outra depois da gestão Mauro Mendes. Os incentivos e os recursos que temos recebido através do governador são transformadores, em todos os setores, e têm feito a diferença não somente na vida de quem está na nossa gestão, mas, sobretudo, dos mais de 100 mil habitantes que hoje moram em Primavera do Leste”, afirmou.

No município, o governador inaugurou a quadra poliesportiva da Escola Estadual Alda Scopel, que recebeu  R$ 909.401,64 em investimento da Secretaria de Estado de Educação. Ainda, inaugurou o prédio da Escola Técnica Estadual de Primavera do Leste, que teve a obra paralisada por mais de 10 anos e foi retomada na gestão Mauro Mendes. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em uma estrutura de 5,6 mil metros quadrados, a Escola Técnica tem capacidade para atender 1,4 mil alunos, e vai ofertar cursos técnicos profissionalizantes no período noturno. Já pela manhã e à tarde o prédio vai abrigar a Escola Estadual Militar Tiradentes 2° Sgt PM Weliton Pereira Duarte, que também foi inaugurada nesta sexta-feira. 

O governador Mauro Mendes destacou que o Governo do Estado tem feito grandes investimentos a fim colocar a educação mato-grossense entre as 10 melhores do país em um período de até 10 anos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“A infraestrutura de todas as escolas do Estado de Mato Grosso está sendo melhorada, estamos colocando muita tecnologia nas salas de aula, com chromebooks e smart tvs e estamos trabalhando para fazer a qualificação e o treinamento dos nossos professores. Temos ainda o programa de intercâmbio para os 100 melhores estudantes, e outros programas de incentivo para alunos e professores. São uma série de estratégias e ações para que a educação possa alcançar o patamar que nós sonhamos”, destacou. 

O senador Wellington Fagundes ponderou que a conclusão da Escola Técnica Estadual de Primavera do Leste é fruto não apenas de uma importante parceria com o Governo do Estado, mas também da eficiência da gestão Mauro Mendes, que concluiu a obra que estava paralisada.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

"Eu tenho certeza que Mato Grosso é, hoje, o Estado que mais se desenvolve e é um Estado de oportunidade, mas para isso tem que ter gestão e eficiência, porque dinheiro mal aplicado não vira nada, e a paralisação da obra da construção dessa escola por tantos anos é um exemplo disso. E tudo que é feito numa parceria bem feita, é claro que dá certo, e a gestão Mauro Mendes é exemplo dessa eficiência, assim como a conclusão desta escola técnica é exemplo de uma grande parceria", declarou. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também destacou o engajamento da gestão estadual para a melhoria dos resultados da educação, ressaltando os importantes investimentos realizados na área.

“A inauguração desta escola é um sonho. Aqui serão atendidos 800 estudantes na Escola Tiradentes, do ensino fundamental e ensino médio, sendo recebidos com dignidade, com material didático de qualidade e tecnologia nesta unidade. Não tenho dúvidas que os resultados e a educação do nosso Estado vai melhorar cada vez mais, porque tem um gestor comprometido e engajado com a educação pública, que está investindo como nunca na nossa educação. Quem ganha com isso são os nossos estudantes e nossos profissionais da educação”, manifestou.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Allan Kardec, a união de três frentes de trabalho na nova escola, sendo eles a tecnologia, a educação base e a segurança pública, contribuirão para o desenvolvimento da região. 

"É um orgulho entregar essa obra que tem três áreas empregadas aqui. Isso significa eficiência ao máximo, e acredito muito que essa parceria, também com a Prefeitura e a sociedade, é algo que vai transformar a realidade do nosso povo nos próximos anos", avaliou o secretário.

"O senhor, governador, está dando ao Estado de Mato Grosso a oportunidade, e, com a sua capacidade de administrar, o senhor tem feito realmente, nos últimos quatro anos, uma gestão magnífica. Em todo lugar do Estado, temos visto pela primeira vez, que o imposto realmente está sendo colocado de volta para o cidadão mato-grossense”, afirmou.

Além da inauguração das escolas, o governador Mauro Mendes também assinou 11 ordens de serviço para obras de construção de pontes de concreto, recuperação de asfalto, asfaltamento novo e para a construção da sede do 11º Comando Regional da Força Tática e 14º Batalhão da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros (confira a lista ao final da matéria).

O governador também entregou três motocicletas, uma caminhonete L200, seis fuzis T4 e 11 espingardas de calibre 12 da fabricante italiana Benellis para o 11º Comando Regional da Polícia Militar.

Estiveram presentes na solenidade o senador Wellington Fagundes, os secretários de Estado Alan Porto (Educação), Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação), Mauro Carvalho (Casa Civil), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), coronel PM César Augusto Roveri (Segurança Pública), os deputados estaduais Gilberto Cattani e Dr. Eugênio. Ainda, o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, e o vice-prefeito, Ademir Goes.

Confira abaixo as ordens de serviço assinadas: 
Ponte do Rio Café (31 metros)

Investimento do governo: R$ 1.305.815,47

Ponte do Rio Sapé (31 metros)
Investimento do governo: R$ 1.518.225,46

Ponte do Rio Sangradorzinho (33,50 metros)
Investimento do governo: R$ 1.527.965,49

Ponte do Rio Sapé (31 metros - Sentido Milanezi)
Investimento do Governo: R$ 1.615.281,92

Recuperação de 25,43 km de asfalto da MT-448
Investimento do Governo: R$ 4.594.222,04

Ponte do Rio 15 de agosto (80,65 metros)
Investimento do Governo: R$ 3.029.393,65

Ponte do Rio Culuene (60,55 metros)
Investimento do Governo: R$ 3.138.408,70

Recuperação de 41 km de asfalto da MT-486
Investimento do Governo: 6.556.067,67

Asfaltamento de 18,90 km da MT-334/338
Investimento do Governo: R$ 20.587.970,54

Construção do 11º Comando Regional da Força Tática e 14º Batalhão da Polícia Militar
Investimento do Governo: R$ 2.194.071,22

Construção da sede do Corpo de Bombeiros
Investimento do Governo: R$ 2.230.657,00