Educação Rio Grande do Sul
Preparação para os Estudos de Recuperação envolve diretores e professores a fim de combater evasão escolar
Os encontros para sensibilização em relação aos Estudos de Recuperação e a elaboração de estratégias para aplicação seguem ocorrendo nas Coordenado...
01/02/2023 07h11
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom RS
A professora Ileane Bravo, da 2ª CRE, de São Leopoldo, organizou os encontros 26 de janeiro a 1º de fevereiro -Foto: Cainan Silva

Os encontros para sensibilização em relação aos Estudos de Recuperação e a elaboração de estratégias para aplicação seguem ocorrendo nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de todo o Estado ao longo desta semana. Na terça-feira (31/1), foi a vez da 1ª CRE, de Porto Alegre, dar seguimento à sua mobilização com as equipes diretivas e os supervisores das 241 escolas do município.

O evento, que ocorreu na sede da Associação Cristã de Moços (ACM), no centro da capital, no dia 30, e no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), no dia 31, debateu o alinhamento e as propostas para a oportunidade extra aos estudantes que ocorrerá entre 8 e 17 de fevereiro. A iniciativa é uma oportunidade adicional para que o aluno recupere as aprendizagens que necessita para o próximo ano letivo, possibilitando a sua aprovação, caso alcance os índices necessários.

Conforme a coordenadora da 1ª CRE, Márcia Garcia, este encontro com as escolas estaduais é um momento de reflexão sobre o processo de aprovação, os métodos de avaliação e a recuperação das aprendizagens, considerando a individualidade de cada aluno.

“As escolas serão preparadas para receber estes alunos e nós pedimos, de forma veemente, que os professores potencializem os seus talentos por meio de atividades lúdicas e observem as principais perdas de aprendizagem. Não é uma aprovação automática. É uma recuperação do conhecimento e dos componentes curriculares”, afirma.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para a diretora Célia Apolônio, da Escola Rafaela Remião, localizada na Lomba do Pinheiro, os Estudos de Recuperação são uma excelente oportunidade para combater a evasão. “Nós realizamos, desde a pandemia, a Busca Ativa dos alunos. Com isso, os alunos que eram infrequentes acabaram se tornando frequentes de novo e recuperando seu aprendizado. Nós sabemos da realidade socioeconômica difícil e que muitos trabalham. Por isso, é ainda mais importante que sigam sua trajetória escolar”, destaca.

Região de São Leopoldo

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A região da 2ª CRE, de São Leopoldo, organizou os encontros com os professores divididos por seis polos, entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro, com encontros online e presenciais realizados na sede da regional e na sede do Polo São Leopoldo da Unip.

Com 168 escolas e 65 mil alunos, a 2ª CRE é uma das maiores regionais do Estado e conta com diferentes perfis culturais, geográficos e socioeconômicos. A coordenadora, Ileane Bravo, conduziu a abertura do evento, na segunda-feira (30/1), buscando sensibilizar as equipes diretivas para os Estudos de Recuperação.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“O ano de 2022 foi marcado pelo retorno efetivo das aulas presenciais após um longo período de pandemia. Este foi um tempo bastante difícil para todos e é a partir desta realidade que nós reconstruímos o convívio na escola. Então, todas essas dificuldades das competências cognitivas e socioemocionais afetaram a aprendizagem. Temos que contabilizar todo esse histórico e oportunizar mais uma chance aos estudantes”, destaca.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Josefina Jacques Noronha, de São Sebastião do Caí, conta com 389 alunos. A diretora Cláudia Kich conta que os casos de infrequência ocorrem de forma mais destacada nos anos finais, quando os alunos estão na fase da pré-adolescência e surgem questões comportamentais.

“Eu acredito que a pandemia também teve um papel importante no desinteresse dos jovens pela escola. Para eles, a convivência entre si é fundamental para a construção de sua particularidade. Por isso, creio que as questões emocionais de depressão e ansiedade são componentes que acabam prejudicando a aprendizagem. Para mim, os Estudos de Recuperação farão com que muitos alunos não se percam e concluam seus estudos”, projeta.

Pelo interior

As reuniões com as equipes diretivas, pedagógicas e professores abrangem todo o Estado entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro. A região de Passo Fundo, na 7ª CRE, conta com 120 escolas, e a regional reuniu-se com 220 pessoas integrantes das instituições de ensino. A coordenadora, Karine Imperator Weber, relata a sua satisfação por ter mobilizado um número grande de pessoas para tratar dos Estudos de Recuperação.

“Trabalhamos no grande grupo e em grupos menores, e o que vivenciamos foi simplesmente incrível. Só posso dizer que estamos no caminho para o que mais desejamos: que a educação na rede pública estadual seja de excelência. E não é apenas um sonho: é uma meta”, ressalta.

Estudos de Recuperação

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza os Estudos de Recuperação entre 8 e 17 de fevereiro. A medida visa mitigar os impactos da pandemia na educação, diante do período sem aulas presenciais nas escolas.

A mobilização na rede estadual começou nos dias 19 e 20 de janeiro, com a realização de encontros presenciais envolvendo a Seduc e as 30 Coordenadorias Regionais de Educação, em Porto Alegre, para a elaboração de estratégias e ações a serem executadas durante o período.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Secom