Nesta terça-feira (31), no auditório da Fainor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio da Diretoria de Habitação de Interesse Social (DHIS), realizou a primeira etapa do curso “Introdutório à Política de Habitação de Interesse Social”, ministrado pela consultora Flávia Mota, que tem como público-alvo servidores da Semdes e equipe da gestão municipal.
O curso tem por objetivo alinhar as demandas, os encaminhamentos e nortear a pauta da DHIS no Município. Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, o curso faz parte de um conjunto de atividades que serão realizadas no âmbito de uma consultoria especializada, capitaneada pela consultora Flávia Mota, com o objetivo de reordenar essa política pública no município. “Nós identificamos que precisávamos modernizar nossa estrutura, que não estava acompanhando as mudanças legislativas da área, e a prefeita Sheila Lemos colocou como uma das prioridades para este ano, o reordenamento que começa com um diagnóstico para identificar as áreas a serem trabalhadas como prioridade e também com a capacitação de nossos servidores para melhor atender ao publico desta demanda”, explicou Michael.
Durante o curso serão abordados os seguintes temas: O que é Política Pública e Política Nacional de Habitação; Política Municipal de Habitação de Vitória da Conquista – Situação atual e desafios; Roteiro de ida a campo – apresentação, discussão teórica e vistoria guiada com realização de mapa falado.
Flávia Mota também pontuou algumas questões relativas ao Sistema de Habitação de Interesse Social e o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. “O fundo já existe, mas ainda não funciona e ele é fundamental para a capitação de recursos desta área”, comentou Flávia , que também falou da importância de que essa política converse com as demais políticas sociais, como saúde, educação e meio ambiente. “Todos devem caminhar juntos, inclusivo com o controle social participativo”, declarou.
Neste sentido, além do curso introdutório, Flávia também se reuniu com os indicados ao Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social, que tomarão posse para o biênio 2023/2024, com o objetivo de conhecer o perfil dos novos conselheiros e também de propor uma capacitação específica para o Conselho.
O diretor do DHIS, Cláudio Cardoso, ressaltou a importância da assessoria para a reestruturação. “Junto com a assessoria nós iremos propor um novo Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, dentre outras ações necessárias para o atendimento às novas normativas”, explicou Cláudio.