Educação Ceará
Abertura do ano letivo na rede estadual começa com inauguração de escola em Itatira
A rede pública estadual de ensino do Ceará deu início ao ano letivo de 2023 nesta segunda-feira (30). Para marcar a volta às aulas, o governador El...
30/01/2023 16h11
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A rede pública estadual de ensino do Ceará deu início ao ano letivo de 2023 nesta segunda-feira (30). Para marcar a volta às aulas, o governador Elmano de Freitas participou da inauguração da nova sede da Escola de Ensino Médio Nazaré Guerra, no distrito de Lagoa do Mato, em Itatira. Na ocasião, ele defendeu a importância de equipamentos de educação bem estruturados como instrumentos para realização de sonhos.

“Nós queremos que nossos alunos, aqui nesta escola e em todo o Estado, possam construir seus sonhos. E hoje, eu quero desejar aos estudantes cearenses muito estudo”, incentivou o governador Elmano de Freitas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

Também presente no evento, a secretária da Educação, Eliana Estrela, falou aos jovens reforçando a importância da escola nos sonhos. “Na escola são reunidos muitos sonhos, muitas vidas. Obrigada por acreditar na educação, na escola e por fazer com que os outros acreditem”, destacou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para o estudante Pedro Ítalo, do 3º ano do Ensino Médio, ter a oportunidade de estudar na nova sede é essencial para conseguir alcançar seu sonho de terminar os estudos e ser comissário de bordo.

“Eu estou bastante ansioso para este ano, porque é meu último, né? E ainda mais agora, com escola nova, uma estrutura nova, com novos ambientes para a gente desenvolver o aprendizado, uma coisa que não tínhamos até alguns meses atrás”, ressaltou o estudante. “Eu fico um pouco triste porque só curtirei esse ambiente este ano, mas fico muito feliz que as gerações futuras vão poder usufruir deste espaço”, completou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Quem também está focada em aprender cada vez mais este ano é a estudante do 2º ano do Ensino Médio Jasmin Rosé, de 16 anos. “Eu quero cursar Medicina, e ir para a área de Pediatria. Então, ter essa estrutura com laboratórios, biblioteca e tudo mais, vai ajudar muito”, pontuou a garota, que está animada por ainda ter mais dois anos para curtir a escola nova.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A nova sede é constituída de 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, a unidade conta ainda com quadra poliesportiva, salas para grêmio estudantil, vídeo, professores, coordenação e diretoria, além de anfiteatro.

Para construir, equipar e mobiliar o novo espaço, foram investidos R$ 6,6 milhões, com recursos oriundos dos governos estadual e federal. A obra foi supervisionada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP).

A escola tem a professora Maria da Piedade Vieira como gestora, que reforçou o compromisso do corpo docente. “A nossa escola irá contribuir para um melhor engajamento e terá como resultado um melhor aproveitamento pelos alunos”, pontuou a diretora.

Desafio de melhorar

Sendo considerado destaque na educação nacional, o Ceará tem o terceiro melhor Ensino Médio do país. No entanto, o governador Elmano de Freitas não se mostra satisfeito em apenas manter o nível.

“Nosso desafio é fazer um ensino ainda melhor. Nós temos que buscar cada vez mais ter resultados ainda melhores na educação. Nós temos, no Ensino Fundamental, a melhor escola do Brasil, e, no Ensino Médio, a terceira. Isso nos impulsiona a querer ter notas ainda melhores”, declarou o governador. “Por isso nós precisamos de toda a nossa rede em tempo integral, continuar valorizando os professores, continuar a formação continuada dos nosso professores. Nós queremos o melhor do que possa ter na escola pública”, completou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará

A rede pública estadual de ensino é formada por 750 escolas, distribuídas em 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A unidade de ensino faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 7, sediada em Canindé. A regional também abrange os municípios de Caridade, General Sampaio, Itatira, Paramoti e Santa Quitéria.

Relações étnico-raciais

O ano letivo de 2023 terá como marca para a educação cearense o fortalecimento de reflexão e práticas sobre relações étnico-raciais. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reconhece a importância do debate em torno dessa temática nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista. Com esta premissa, as relações étnico-raciais serão abordadas ao longo de todo o ano nas escolas da rede pública estadual, perpassando tanto o currículo como as interações pessoais em suas diversas formas.

Presentes

Também estiveram presentes na inauguração a senadora eleita, Augusta Brito; o deputado estadual e futuro secretário de Cidades, Zezinho Albuquerque; o deputado federal, Idilvan Alencar; e outras autoridades.