Educação Bahia
Secretaria Municipal de Educação garante merenda em todas as escolas da rede
Nutricionistas da Coordenação de Alimentação Escolar conversam com equipe de uma escolaA Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coord...
09/03/2022 18h50
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Prefeitura Mun. Vitória da Conquista - BA
Nutricionistas da Coordenação de Alimentação Escolar conversam com equipe de uma escola

A Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio da Coordenação de Alimentação Escolar, mantém a que todas as unidades da rede municipal de ensino tenham merenda para os estudante. Semanalmente, o coordenador Rodrigo Gigante visita as escolas para vistoriar os estoques e garantir que a alimentação esteja sendo servida com regularidade e qualidade.

Desde que começou o ano letivo, nenhuma escola municipal ficou sem merenda. Na tarde de ontem (8), as escolas Fernando Spínola e Alaor Coutinho e Irmã Barbosa receberam a equipe que constatou o estoque de mantimentos em quantidade satisfatória nas despensas.

Segundo Rodrigo Gigante, uma visita técnica é feita, diariamente, pela equipe de nutrição a quatro ou cinco escolas, totalizando entre 20 a 25 atendimentos semanais, e  o setor administrativo está presente em torno de 10 instituições por semana. “Todas as escolas têm arroz, macarrão, carne, frango, sardinha, óleo, achocolatado, sal, açúcar, milho em flocos, biscoito doce, biscoito salgado, polpa de frutas e extrato de tomate. Nesta semana, já está sendo entregue banana, pimentão, cebola, mamão, tomate, iogurte e condimentos”, explicou o coordenador.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Despensa na EM Fernando Spínola
Despensa na EM Alaor Coutinho
Freezer com carnes na EM Irmã Barbosa

“Hoje, temos a entrega dos itens de forma satisfatória, que contempla a quantidade de alunos. Estão bem armazenados. A merenda é feita diariamente e temos três merendeiras que passam por capacitação constante pelo grupo da merenda escolar”, diz a diretora da Escola Fernando Spínola, Gildejoney dos Santos Sousa.

A diretora da Escola Municipalizada Alaor Coutinho, Rackeline Silva dos Santos, destacou que o monitoramento e a fiscalização constituem um trabalho de parceria. “Estão vendo o nosso trabalhando e como está a merenda. Ela está diversificada e todos os dias estão chegando itens. A escola tem distribuído uma merenda de qualidade”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Já a diretora da Escola Irmã Barbosa, Maria Solange Almeida de Sousa, considera que a vistoria feita pela Smed é importante para assegurar a alimentação estudantil. “É um trabalho coletivo, então quem está à frente da merenda, precisa ver como esta questão está sendo encaminhada na escola. Não tem faltado merenda”.

Vice-diretora Kátia Dutra e a diretora Maria Solange, da EM Irmã Barbosa
Vice-diretora Jucinara Campanha e a diretora Rackeline Santos, da EM Alaor Coutinho

Rodrigo Gigante; nutricionistas Karina Magalhães e Thaise Ferraz; diretora da EM Fernando Sínola Gildijoneys, vice Eliane Nascimento; coordenadora da Alimentação Escolar, Adriana Ribeiro e o gerente de distribuição, George Nora