Foi realizada nesta quinta-feira (26), uma reunião de trabalho para tratar das ações de reestruturação da política de atendimento à população em situação de rua. Além dos consultores Jadir de Assis e Ana Paula Diniz, o encontro virtual contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias e equipe de gestão, do coordenador da Polícia Civil de Vitória da Conquista, delegado Fabiano Aurich, da SD PM, Chirles Oliveira, e do comandante da Guarda Municipal, capitão Lemos.
Durante a reunião, Jadir explicou como será o trabalho da consultoria que prestará o serviço técnico especializado de assessoria e supervisão técnica para o reordenamento da política para a população em situação de rua. “Nosso objetivo é assessorar na elaboração de um plano de trabalho intersetorial de atenção e atendimento a esta população, estabelecendo protocolo e fluxo de atendimento integrado, com vista na promoção, autonomia e garantia ao pleno exercício da cidadania”, esclareceu.
A equipe de consultores já está concluindo a primeira fase do diagnóstico, que possibilitará a compreensão das ofertas voltadas a esse público no município e permitirá desenvolver uma análise de sua efetividade em relação ao perfil e demanda da população em situação de rua, seus limites e pontos de intersecção e de conflitos com outras políticas.
Segundo Michael, uma das etapas mais importantes deste processo será a constituição do comitê intersetorial, que terá em sua composição todos os órgãos gestores das políticas públicas, para que de forma integrada se possa prestar o melhor atendimento a essa população. “Vamos construir novo plano juntos, integrando nele a responsabilidade de cada ente, pois o atendimento a essa população envolve não apenas a assistência social, mas também saúde, educação e segurança pública”, destacou Michael.
Fabiano Aurich parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e destacou a necessidade urgente de todos os setores caminharem juntos para o atendimento a essa população. “Fico feliz que serão observados nesta consultoria a questão dos usuários de droga e também das pessoas com sofrimento mental em situação de rua. Estou à disposição para os próximos passos”, declarou Fabiano.
Para o Capitão Lemos, o atendimento a esse público tem sido desafiador para a Guarda Municipal, por isso acredita que com a consultoria e as capacitações que serão realizadas pela mesma, os guardas estarão melhor qualificado para essa abordagem. “Nós já estamos nos qualificando, mas com a consultoria vamos melhorar ainda mais nosso atendimento para diminuir as ocorrências e também cuidar da segurança desta população”, enfatizou Lemos.