Em 2022, a a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atuou com ênfase em sua missão de promover políticas públicas e iniciativas de conservação, preservação e recuperação ambientais, com ações em diversas áreas.
Entre as ações, a Semma auxiliou no combate a cerca de 700 focos de incêndio no município, acolheu e tratou centenas de animais silvestres para devolvê-los à natureza, por meio do Cetas, e finalizou a fase de estruturação do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), que será o primeiro hospital veterinário público da região Sudoeste.
Também entre as atribuições, inclui-se a recuperação das áreas de preservação permanente de nascentes e mananciais do Rio Verruga, desenvolvida em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explica que esse plantio é feito com milhares de mudas nativas produzidas no Herbário Sertão da Ressaca, mantido pela Prefeitura. “Além de serem usadas para o reflorestamento dessas áreas, fizemos doações também para a comunidade. Somente esse ano, foram mais de cinco mil mudas doadas ”, diz a secretária.
A manutenção e revitalização de praças e áreas verdes foi prioridade da Semma, em 2022, com mais de três mil intervenções em espaços públicos, incluindo elaboração de projetos e implantação de paisagismo na praça Nossa Senhora dos Verdes, Avenida Olívia Flores e Cemitério Campo da Paz. As praças do bairro Alegria e do distrito do Pradoso também tiveram melhorias com requalificação de passeios, bancos e instalação de parque infantil.
Outro trabalho que merece destaque é o combate aos focos de incêndio. A Semma conta com uma brigada formada por dez profissionais que atuam nas áreas florestais e também dá suporte ao trabalho do Corpo de Bombeiros nas áreas urbanas. Este ano, a brigada auxiliou no combate a 658 focos de incêndio no município.
No final de agosto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ganhou um poderoso reforço: o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama). Formado por 36 guardas, com fardamento e viatura específicos, o Gama integra a Guarda Municipal (GM) e atua no patrulhamento preventivo de unidades de conservação, como a área do Cristo, Praça da Juventude, Parque Municipal da Lagoa das Bateias e a Reserva Florestal do Poço Escuro. Além disso, em conjunto com a Semma, o grupamento atua no resgate e combate ao tráfico de animais silvestres.
Os animais resgatados ou apreendidos são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde recebem os cuidados e suporte necessários para serem reintegrados à natureza. Entre os meses de janeiro e novembro, o Cetas recebeu mais de 700 animais silvestres, entre eles, pássaros de diferentes espécies, tamanduás-mirins e jiboias.
Foi em 2022 que a Semma finalizou a adaptação do imóvel onde vai funcionar o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), que atenderá na primeira etapa com todos os serviços de um hospital veterinário, mas em horário comercial. Será opa primeiro equipamento público desse tipo no interior da Bahia, com serviços gratuitos de primeiros socorros, pequenas cirurgias, internamentos e consultas para animais de estimação de famílias de baixa renda e pessoas ou grupos que atuam na proteção de animais.
Para o funcionamento do espaço, prevista para o primeiro trimestre de 2023, já foram adquiridos equipamentos e materiais de ponta extremamente importantes para o bom funcionamento do serviço, como os analisadores bioquímicos e hematológicos, aparelhos de Raios-X e ultrassom.
No final do ano, foi lançado o edital para contratação de médicos veterinários, auxiliares de enfermagem e profissionais de apoio e a licitação para compra de medicamentos estão em andamento. Após a conclusão desses processos, o centro dará início aos atendimentos.
Para conscientizar a população sobre a importância do Meio Ambiente e os impactos de suas ações na conservação e preservação dos recursos naturais, a Semma conta com o Núcleo de Educação Ambiental, que este ano atendeu cerca de cinco mil pessoas com palestras, oficinas, cursos, eventos e semanas temáticas, além de apoio a pesquisas nos espaços ambientais.
Com o objetivo de avaliar e direcionar as políticas públicas municipais para o cumprimento da Agenda Global 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria de Meio Ambiente criou, em setembro de 2021, o Núcleo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Em 2022, a Semma promoveu encontros de capacitação para servidores municipais, comunidade universitária e demais organizações da sociedade, aderiu à Rede Estratégia ODS da Frente Nacional de Prefeitos e participou de cursos oferecidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Segundo a secretária Ana Cláudia, a previsão é que o Governo Municipal continue trabalhando para atender a proposta de fortalecer e qualificar o debate público sobre a importância da Agenda 2030, um plano global focado na sustentabilidade e erradicação da pobreza.