Meio Ambiente Santa Catarina
IMA adquire 24 novos drones para trabalho de fiscalização e licenciamento ambiental
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) adquiriu 24 novos drones para utilização nas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão de ...
22/12/2022 11h56
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom SC
Entrega de novos drones

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) adquiriu 24 novos drones para utilização nas áreas de licenciamento, fiscalização e gestão de Unidades de Conservação Estaduais (UCs). A entrega dos equipamentos foi realizada pelo presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto ao diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva.  

“Os drones são ferramentas importantes para uso dos servidores públicos, e esses novos equipamentos irão aparelhar ainda mais as Coordenadorias Regionais, nossas UCs e as gerências na sede do IMA”, reforçou o presidente Daniel.

Essa tecnologia auxilia principalmente no trabalho de identificação e combate de desmatamento, em vistorias de linhas de transmissão, rodovias, hidrelétricas e outros empreendimento que cobrem grande áreas, tanto na fiscalização quanto no licenciamento ambiental.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Os drones são de grande importância nas atividades cotidianas da instituição, trazendo benefícios ao serviço público, como agilidade nas vistorias e análises de processos, maior eficiência e segurança na fiscalização e economia de recursos”, complementa o diretor Fábio.

Os novos equipamentos juntam-se a outros 24 drones utilizados pelo IMA desde 2017, ano em que a instituição iniciou suas atividades nesta área. Durante o período, quase dois mil voos foram realizados por diversos servidores públicos em todo o estado de Santa Catarina.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A instituição promove, periodicamente, treinamentos para servidores do IMA e de outras instituições públicas. Em 2022, a Gerência de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento (GERIN) treinou, com o apoio de servidores de outras gerências, mais de 100 servidores públicos. Atualmente, o IMA possui cerca de 150 pilotos formados para atuar com drones junto à instituição.

“Desde 2017, quando iniciamos as atividades com os drones, foi possível identificar o potencial desta ferramenta de trabalho, especialmente na qualificação do processo administrativo, na segurança e zelo pelo servidor público e na economia para o Estado”, afirmou o gerente de Gestão de Informações Ambientais e Geoprocessamento, Diego Hemkemeier Silva.

Continua após a publicidade

O IMA é referência nacional na utilização das tecnologias relacionadas aos drones. Em 2019, venceu o Prêmio DroneShow e MundoGEO Connect na categoria Geo & Drones para Recursos Naturais e Meio Ambiente, o maior prêmio brasileiro da categoria.