Meio Ambiente Ceará
Governo do Ceará entrega Planos de Manejo para quatro Unidades de Conservação Estaduais
Planos de Manejo de quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais serão apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (8)...
07/03/2022 13h35
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Ceará

Planos de Manejo de quatro Unidades de Conservação (UCs) estaduais serão apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (8), às 10h, no Auditório do Centro de Referência, do Parque Estadual do Cocó. Estão sendo contempladas com os planos, as seguintes UCs: Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas do Paracuru, Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú.

Para o titular da Sema, Artur Bruno, não basta criar a UC, é necessário o ordenamento da utilização dessas áreas protegidas de forma a buscar o máximo aproveitamento do nosso capital natural. “Nesse contexto, o plano é uma ferramenta de planejamento e de direcionamento das ações que regula as formas de uso dos recursos naturais e da diversidade biológica nas UCs, de maneira a garantir o cumprimento dos objetivos de sua criação e a própria conservação”, disse.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade, da Sema, Doris Day Santos,toda UC deve dispor de um plano de manejo. A inexistência do mesmo faz, por exemplo, com que as pessoas que moram no entorno dessas áreas não tenham certeza do que podem e não podem fazer. “Trata-se de um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos que traça as normas gerais e ações estratégicas para a conservação da biodiversidade”, afirma.

Continua após a publicidade

A Greentec Consultoria e Planejamento Agroflorestal e do Meio Ambiente, empresa voltada para a prestação de serviços e desenvolvimento de projetos na área de meio ambiente, prestou os serviços de consultoria especializada para a revisão e atualização dos planos de manejo das quatro UCs. Foram investidos R$ 1.570.173, recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Ceará) e de Compensação Ambiental.