Educação Acre
Educação realiza seminário sobre legislação e normas do ensino médio em Rio Branco
A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) e o Conselho Estadual de Educação (CEE) realizam nesta quinta, 15, no auditóri...
15/12/2022 15h00
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Secom Acre
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) e o Conselho Estadual de Educação (CEE) realizam nesta quinta, 15, no auditório da SEE, o Seminário de Legislação e Normas do Ensino Médio. 

O seminário é dirigido a gestores de escolas. Foto: Dayana Soares/SEE

O evento reúne equipes gestoras das escolas de ensino médio de Rio Branco durante todo o dia e tem o objetivo de orientar as instituições quanto à aplicação da legislação no dia a dia e subsidiar a operacionalização e implementação no Novo Ensino Médio. 

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, ressaltou os desafios dessa implementação e a importância do planejamento e da atenção que as instituições escolares devem dar à legislação vigente. “O seminário trata da espinha dorsal da escola, que são os regimentos e regulamentos”, observou. 

Secretário Aberson Carvalho: “Espinha dorsal”. Foto: Dayana Soares/SEE

O Novo Ensino Médio começou a ser implementado em todo o Brasil este ano, inicialmente com as primeiras séries da modalidade. Em 2023, a implantação avança para as segundas séries. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Entre as principais mudanças, estão o aumento das horas letivas anuais, mudança na estrutura e objetivo da modalidade, nova grade curricular e ensino voltado para a formação profissional. Dessa forma, o novo ensino médio inclui menor número de aulas expositivas e maior participação dos alunos. 

“O Novo Ensino Médio acompanha a grande revolução que os jovens podem fazer”, afirmou a presidente do CEE, Íris Célia Cabanellas. Foto: Dayana Soares

Para a presidente do CEE, Íris Célia Cabanellas, a nova legislação representa uma revolução no sistema educacional. “Nós sempre depositamos a esperança de um país melhor nos jovens e o Novo Ensino Médio acompanha a grande revolução que os jovens podem fazer”, destaca. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Confira a programação completa do seminário

Manhã: das 8 às 12h
Apresentação da legislação:
Tarde: 14 às 17h

Depoimento da gestora da Escola Franklin Roosevelt,Nilda de Paiva.

Apresentação da legislação:
Roda de conversa:

Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Foto: Dayana Soares/SEE
Foto: Dayana Soares/SEE
Foto: Dayana Soares/SEE