Objetivo é regularizar mais produtores e garantir a eles o acesso a políticas públicas
Com o objetivo de apoiar os produtores rurais do estado, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem priorizado ações de retificação e inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR), em parceria com as secretarias de Estado de Produção Rural (Sepror) e do Meio Ambiente (Sema), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
“Na semana passada, em Maués, nós realizamos uma ação de retificação de CAR, com o objetivo de regularizar os produtores da região para que possam ter acesso ao Crédito Rural e políticas públicas. Ao todo, nós atendemos 176 produtores, entre os dias 5 e 10 de dezembro”, explicou Luiz Rocha, chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef).
Continua após a publicidadegoogle.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Ainda segundo ele, a questão da regularização ambiental é um assunto de grande importância para o Idam, haja vista o alto número de produtores que se encontram em estado de irregularidade. Conforme delineou Rocha, a falta de uma regularização impede o acesso ao Crédito Rural e a políticas públicas como o Programa Alimenta Brasil (PAB), entre outras.
A ação realizada na última semana representa apenas uma das múltiplas atividades que o Idam vem agendando juntamente com seus parceiros. Já para o mês de janeiro, o instituto dará início ao ProjeCAR, beneficiando 36 municípios com ações de sensibilização, inscrição e retificação do CAR.
“Também temos no sul do Amazonas o projeto Paisagens Sustentáveis, que está beneficiando o desenvolvimento sustentável de áreas degradadas”, antecipou Rocha.