Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), a Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (Aeptecba) apresenta o Living Lab, também conhecido como Espaço Inovar, na próxima quarta (30), às 15h, por meio de workshop gratuito. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio do link http://bit.ly/3EFwglq.
O encontro tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de cidades mais inovadoras, inteligentes e sustentáveis, além de se propor a ser um ambiente de soluções tecnológicas para gestores municipais e sociedade civil de todo o Estado. O workshop também terá um momento para compartilhar e explicar os principais pontos da minuta da chamada pública de projetos para utilização do Living Lab (Laboratório Vivo).
De acordo com a gestão do Parque Tecnológico da Bahia, o Espaço Inovar poderá ser utilizado por empresas e projetos de pessoas físicas que tiverem interesse nos serviços do Living Lab. “O edital será lançado em janeiro e o workshop será uma oportunidade das instituições tirarem suas dúvidas, participarem com sugestões e perceberem as potencialidades do Living Lab para seus projetos. O Living Lab é mais um espaço dinamizador do parque para conexões, colaboração e o estímulo de novos negócios e parcerias”, destaca Cristine Câmera, diretora xecutiva do Parque Tecnológico da Bahia.
Espaço Inovar
O Espaço Inovar é fruto de um projeto da Ufba, Secti e Instituto Fraunhofer, da Alemanha, e está instalado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador. Inaugurado em 22 de fevereiro de 2022, o espaço é um ambiente controlado que simula uma área urbana e conta com uma infraestrutura de hardware e software capaz de prototipar e simular soluções para smart cities (cidades inteligentes).
A iniciativa visa apoiar cientistas, pesquisadores e empreendedores interessados em desenvolver e testar projetos tecnológicos voltados para oferta de serviços para cidades, em diferentes níveis de complexidade. São diversos recursos de hardware disponíveis no espaço, como drones, câmeras de máxima transmissão de 1,6 km, sensores, entre outros, assim como softwares que coletam dados e visualizam informações por regiões. Além disso, há a possibilidade de apresentar soluções que funcionam na prática por meio do laboratório.
Veja programação do workshop
15h – Recepção
15h20 – Abertura
15h30 – Apresentação do Living Lab Smart Cities
16h30 – Apresentação dos principais pontos da minuta do edital a ser lançado
17h às 18h – Tour Living Lab Smart Cities
SERVIÇO
Workshop Living Lab Smart Cities
Data e horário: 30/11 (quarta), das 15h às 18h
Endereço: Parque Tecnológico da Bahia, Rua Mundo, 121, Trobogy, Salvador (BA)
Inscrições gratuitas por meio do link: http://bit.ly/3EFwglq
Contato: leonardo.lima@aeptecba.org.br , (73) 99845-9755